Pular para o conteúdo principal

Centro de Análise de Sistemas Navais visita Centro Tecnológico do Exército no Rio de Janeiro

  • Publicado em 29/04/2025 - 20:14
  • Atualizado em 29/04/2025 - 20:19
Compartilhe:
Nomar 2025

Equipe do CASNAV em vista ao CTEx

 

No dia 14 de abril, membros da Divisão de Criptologia e Segurança Cibernética do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV), instituição de ciência e tecnologia subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, realizaram uma visita ao Centro Tecnológico do Exército (CTEx), no Rio de Janeiro (RJ).

A visita aconteceu em prol do desenvolvimento do Rádio Definido por Software (RDS-Defesa), com o objetivo de alinhar perspectivas futuras do módulo de segurança do equipamento, atualizar as agendas de entrega e reforçar a colaboração técnico-científica entre os Centros.

O RDS é um rádio militar de uso operacional, definido por software, com design e desenvolvimento feitos no Brasil, no âmbito do Programa Estratégico de Comando e Controle de Defesa, que visa substituir equipamentos estrangeiros, garantir independência tecnológica e reforçar a soberania nacional em comunicações militares.

Em razão de parceria estabelecida, será entregue ao CTEx um algoritmo criptográfico pós-quântico, desenvolvido pelo CASNAV. O algoritmo se destaca por sua robustez frente a ataques oriundos de futuros computadores quânticos, assegurando a confidencialidade das comunicações, mesmo em cenários com capacidades computacionais avançadas. A relação entre o CASNAV e o CTEx fortalece a base tecnológica nacional, impulsiona a indústria de defesa e representa um marco na cooperação entre as Forças Armadas no desenvolvimento de soluções estratégicas para as comunicações seguras do futuro.

 

RDS-Defesa

 

 

Compartilhe: