Pular para o conteúdo principal

Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) - Sessão especial “PO em Defesa e Poder Marítimo” (SE-PODMAR)

57 SBPO

De 05 a 09 de outubro será realizado o 57º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) no Hotel Master Gramado, em Gramado/RS, sob coordenação conjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Segundo a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), a Pesquisa Operacional (PO) é uma área do conhecimento que estuda, desenvolve e aplica métodos analíticos avançados para auxiliar na tomada de melhores decisões em diversas áreas de atuação humana. Inicialmente voltada para a gestão eficiente de operações militares durante a Segunda Guerra Mundial, a PO evoluiu com os avanços metodológicos e computacionais, expandindo seu campo de aplicação para setores como logística, planejamento estratégico, gestão empresarial, indústria, saúde e defesa. No contexto moderno, a PO é frequentemente associada ao Business Analytics (BA), devido ao seu foco na modelagem matemática e no desenvolvimento de algoritmos eficientes para solucionar problemas complexos. Além de técnicas clássicas como programação matemática, simulação e teoria dos jogos, a PO incorpora abordagens inovadoras de inteligência artificial, aprendizado de máquina e ciência de dados. Por sua natureza multidisciplinar, a PO exige colaboração entre especialistas de diferentes áreas, promovendo uma interação entre administração, engenharias, computação e matemática, de forma a garantir soluções eficazes para problemas reais e apoiar a tomada de decisão baseada em evidências.

A edição de 2025 do SBPO contará com sessão especial intitulada: “PO em Defesa e Poder Marítimo” (SE-PODMAR), organizada pelo CASNAV, que visa apresentar trabalhos acadêmicos e artigos científicos com contribuições promissoras para o contexto marítimo, de defesa e segurança.

O escopo da Sessão Especial abarca uma ampla gama de temas e áreas do conhecimento, entre as quais citam-se Ciência de Dados, Modelagem e Simulação, Jogos de Guerra, Processos Decisórios, Matemática Aplicada, Estatística, Administração de Produção, Gestão e Logística. São exemplos de abordagens de PO passíveis de participação as aplicações marítimas, navais e/ou militares de técnicas de: Previsão, Simulação, Otimização, Análise Envoltória de Dados, Apoio à Decisão Multicritério, Avaliação Operacional de Sistemas, Inteligência Computacional entre outros.

A submissão de artigos ao SBPO está prevista para iniciar em março de 2025 e a seleção dos trabalhos a serem apresentados na sessão especial seguirá normas e procedimentos estabelecidos pelos organizadores do simpósio. Na submissão, é fundamental que seja selecionada a opção: "SE - PO em Defesa e Poder Marítimo” (SE-PODMAR)".

Esta iniciativa tem apoio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) e do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), e tem por objetivos disponibilizar um espaço para apresentação dos estudos desenvolvidos por pesquisadores, instrutores e Oficiais-Alunos da MB, bem como estreitar os canais de comunicação com a comunidade acadêmica civil, estimulando-a a realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento das capacidades marítimas brasileiras.

Informações adicionais podem ser obtidas com os coordenadores da sessão CC FREDERICO, e-mail luiz.frederico@marinha.mil.br, telefone (21) 2197-7432 / RETELMA 8110-7432 e CC CUSTÓDIO, e-mail gabriel.custodio@marinha.mil.br, telefone (21) 2197-7576 / RETELMA 8110-7576 ou pelo sítio oficial do evento https://sbpo2025.galoa.com.br/sbpo-2025

 

Compartilhe: