¹Extraído do livro: Luzes do Novo Mundo
Arraial do Cabo-RJ Latitude: 23º00',8 S Longitude: 042º00',0 W - Alcance luminoso: 49 milhas náuticas. Inaugurado em 17 de fevereiro de 1836
A Ilha de Cabo Frio encontra-se junto ao litoral do Estado do Rio de Janeiro, num ponto em que a linha da costa sofre uma inflexão da direção leste para norte. Da capital do estado àquele local são mais de 100 km em linha reta, numa faixa de praia contínua.
O ponto mais elevado da ilha foi escolhido para a construção do primeiro Farol Cabo Frio. Com a intenção de facilitar o desembarque e o transporte de todo o material, edificou-se "hum porto de meia cantaria, hum trapiche com guindaste, e quartel para o destacamento". Para tornar o lugar habitável, construíram-se "aquedutos, edifício no porto, quartel para o Director do pharol, e alojamento para o Fiel e Faroleiros".
Inaugurado em 17 de fevereiro de 1836, o sinal exibia um facho de luz vermelha que, para surpresa dos navegantes, nem sempre era visível
A primeira explicação para a ineficiência do farol encontra-se num relatório da Marinha, de 1836: "O Farol de Cabo Frio acha-se aceso( .. .), mas com pouco efeito, por não ser visto à grande distância: julga-se que a razão é terem os vidros coloridos, chegados da lnglaterra, muito maior espessura do que deveriam, absorvendo por isso a mor parte da luz."O relatório recomendava abandonar os vidros ingleses e adaptar um mecanismo de rotação no candeeiro, para se distinguir a luz do farol de qualquer outra que se acendesse na costa.
Apesar de acatadas todas essas recomendações, a luz do farol persistia em não ser avistada à distância. A verdadeira causa, apurou-se, não estava na espessura dos vidros ingleses, mas, sim, na natureza da região, que se encontrava na maior parte do tempo coberta de névoa, como atesta o relatório do Inspetor do Arsenal de Marinha, de 1844: "... basta refIectir que estando este (o pharol) a meio da alta montanha do Cabo, e que em quasi todo o ano está coberta de nevoa, não poderá jamais servir de guia aos navegadores, quer costeiros, quer vindos do alto mar." Mesmo assim, somente 25 anos após sua inauguração essa torre foi abandonada.
Uma nova torre de chapas de ferro fundido, cilíndrica, com altura de 16 metros, foi edificada em um costão de pedras conhecido como "Focinho do Cabo". O atual aparelho luminoso é um dióptrico de 1ª ordem, girante, com luz de lampejos de 20 em 20 segundos. Seu foco luminoso, 155 metros acima do nível do mar, pode ser avistado em noites claras a 49 milhas náuticas de distância.
A existência do Farol Cabo Frio não foi suficiente para evitar o naufrágio do navio holandês "Harlingen", em 1906, devido ao mau tempo e forte vento sudoeste. Seus destroços estão próximo ao estreito que separa a Ilha de Cabo Frio do continente, atraindo grande número de mergulhadores
As escarpas rochosas que sustentam o farol escondem uma caverna, cujas paredes ficam azuladas sob a incidência dos raios solares. É a gruta Azul. Já a gruta do Oratório abriga uma imagem sacra esculpida pela natureza.O material destinado ao Farol Cabo Frio é desembarcado na única praia da ilha e o transporte pela longa trilha morro acima, feito por muares. Atualmente, os faroleiros contam com o apoio de modernos helicópteros. A profissão de faroleiro exige a aptidão de viver isolado, de conviver com riscos e de se satisfazer com sonhos. Apenas o nascer e o pôr-do sol lhe determinam o horário do que fazer.
¹Fonte: DANTAS, Ney – LUZES DO NOVO MUNDO – Histórias dos Faróis Brasileiros; 1ª Edição – Rio de Janeiro, RJ 2002; Editora Luminatti.