A Organização de Bordo

Organização por Quartos e Divisões de Serviço

Em um navio de guerra, para a sua condução, segurança e andamento dos serviços administrativos, existe sempre uma parcela da tripulação que fica de serviço, quando em viagem ou no porto.

Todo o pessoal é dividido em grupos chamados quartos de serviço, que recebem os nomes de 1° quarto, 2° quarto e 3° quarto. Existe sempre um quarto, efetivamente, de serviço; um estará de folga; e outro será o retém, que fornecerá pessoal para cobrir faltas eventuais.

O zelo pelo navio é feito dividindo-se as 24 horas do dia, em seis períodos de quatro horas - também chamados de quartos - cada um sob a responsabilidade de um quarto de cabos e marinheiros, de uma divisão de suboficiais e sargentos e de uma divisão de oficiais.

No porto, haverá sempre, em condições normais, pelo menos, um quarto de serviço. Mais gente ficará a bordo, quando necessário, podendo permanecer todo o pessoal em prontidão, se assim for determinado.

Dessa forma, o dia de trabalho do marinheiro, do homem do mar, é contado diferente do dia do homem de terra. Se fosse possível ao navio navegar somente de oito horas da manhã até as cinco da tarde - havendo parado uma hora para almoço - e parar e fundear ao final do dia, para então recomeçar tudo no dia seguinte, às oito horas, a jornada seria como a de terra. Mas há séculos os marinheiros se ajustaram às necessidades do mar, cumprindo uma jornada de trabalho dividida em seis quartos de serviço, cabendo a parcelas diferentes da tripulação a vigilância, em cada quarto. No porto, os quartos são de 00 às 04h, de 04 às 08h, 08h às 12h, de 12h às 16h, de 16h às 20h e de 20h às 24h. Em viagem, no período compreendido entre OOh às 12h, os quartos tem o mesmo horário que do porto, porém, depois das 12 horas, os quartos são de 3 horas: 12-15; 15-18; 18-21; 21-24.

O quarto de 04 às 08 é balizado de "quarto d'alva" (a hora d'alva, do amanhecer).

 

O Pessoal de Serviço

Certos postos, ocupados pelo pessoal de serviço, são indicados por uniforme. Assim, o “Oficial de Quarto” usa um apito, com um cadarço preto. No porto, o “Oficial de Serviço”, além do apito, usa um cinturão com coldre e pistola. Para auxiliar o Oficial de Serviço, existem: o “Contramestre de Serviço”, ajudante do Oficial para manobra e aspectos de ordem marinheira do navio, que tem a graduação de Suboficial ou Sargento e usa um apito com cadarço preto, um cinturão com coldre e pistola; o “Polícia”, que é um Sargento ou um Cabo, encarregado de auxiliar o Oficial de Serviço na fiscalização da disciplina e da rotina, usa um cinto especial e um cassetete; o “Cabo Auxiliar”, que usa um apito com cadarço preto e um cinto especial na cintura, com sabre, é o encarregado de dar os toques (silvos de apito que transmitem informações e ordens), efetuar as batidas do sino, marcando os quartos, e fazer cumprir a rotina de bordo; e o “Ronda”, que é um mensageiro às ordens do Oficial de Serviço e usa um cinto especial.

 

O Sino de Bordo

No período compreendido entre os toques de alvorada e de silêncio, os intervalos dos quartos são marcados por batidas do sino de bordo, feitas ao fim de cada meia hora.

1ª meia-hora do quarto: Uma batida singela 2ª meia-hora do quarto: Uma batida dupla 3ª meia-hora do quarto: Uma batida dupla e uma singela 4ª meia-hora do quarto: Duas batidas duplas 5ª meia-hora do quarto: Duas batidas duplas e uma singela 6ª meia-hora do quarto: Três batidasduplas 7ª meia-hora do quarto: Três batidas batidas duplas e uma singela 8ª meia-hora do quarto: Quatro batidas duplas

As batidas do sino são uma tradição naval a ser preservada pelos responsáveis pela rotina de bordo. Deve haver o cuidado, por parte do sinaleiro, de bater acompanhando o Capitânia, de modo a não haver o indesejável assincronismo.

 

As Fainas

Organizado em Divisões Administrativas ou em Quartos e Divisões de Serviço, o navio está pronto para fazer frente aos trabalhos que envolvem toda a gente de bordo ao mesmo tempo, ou parte dela, para um fim específico. Esses trabalhos são chamados de "fainas". As fainas são gerais, comuns, especiais ou de emergência.

Em um navio de guerra, a principal faina geral é a de Postos de Combate.

São fainas gerais e fainas comuns, entre outras: - Preparar para suspender; - Suspender (ou desamarrar ou desatracar); - Preparar para fundear; - Fundear (ou amarrar, ou atracar): - Navegação em águas restritas(Detalhe Especial para o Mar); - Recebimento de munição; - Recebimento de material comum ou sobressalentes; - Recebimento de mantimentos; - Montagem ou desmontagem de toldos; - Içar e arriar embarcações; - Operações aéreas, decolagem e pouso de aeronaves; - Inspeção de material; - Docagem e raspagem do casco; e - Pintura geral.

São fainas de emergência: - Incêndio; - Colisão; - Socorro externo; - Homem ao mar; - Reboque; - Abandono; - Avaria no sistema de governo; - Acidente com aeronave ("crash"); e - Recolhimento de náufragos.

Além das fainas, existem ocasiões em que toda a tripulação do navio deve atender a formaturas gerais, para certas formalidades a bordo ou para cerimonial, conhecidas com formaturas gerais.

São formaturas gerais: - Parada; - Mostra; - Distribuição de faxina; - Postos de continência; - Bandeira; e - Concentração da tripulação.

As situações previstas para fainas ou formaturas constam de uma tabela a bordo, chamada Tabela Mestra, que designa cada homem da tripulação para um determinado posto ou função, específica em cada faina ou formatura, além de designar qual é seu bote salva-vidas e seu respectivo quarto.

O cumprimento da rotina de bordo, bem como das fainas, como já mencionado, são ordenados pelo toque de apito. Alguns avisos e ordens em linguagem clara, pelo fonoclama, podem ser dados, também, em certas circunstâncias especiais, mas repetir, em linguagem clara, o significado de um toque de apito é considerada atitude pouco marinheira, não sendo, normalmente, permitido a bordo.

As fainas de emergência são ordenadas pelos respectivos sinais de alarme, fonoclama, sino ou mesmo viva voz.

 

A Presidência das Refeições a Bordo

As refeições de oficiais são presididas pelo Imediato ou, na sua ausência, pelo oficial mais antigo presente, o qual convida os demais a sentarem-se à mesa.

Após iniciada uma refeição, qualquer pessoa que deseje sentar-se à mesa, ou dela retirar-se, deve pedir permissão a quem a estiver presidindo. A cortesia naval dita que ninguém deve retirar-se da mesa antes do Imediato ou do oficial mais antigo presente.

As refeições dos suboficiais e sargentos são presididas pelo Mestre do Navio. Compete ao Mestre d'Armas presidir as refeições dos Cabos e Marinheiros.