Cerimonial de Bordo
Saudar Pavilhão
Como já foi explicado, faz parte do cerimonial saudar com a continência o Pavilhão Nacional, que é arvorado na popa , das 8 horas até o por do sol.
Isto se faz ao entrar a bordo pela primeira vez e ao sair pela última vez, no dia.
Saudar o Comandante
É costume os oficiais saudarem o Comandante na câmara, pela manhã, quando em viagem. À noite, a saudação é feita após o Cerimonial do Arriar a Bandeira
Quando no porto, os oficiais formam para receber o Comandante, cumprindo o Cerimonial de Recepção; e, da mesma maneira, formam quando ele se retira de bordo, no Cerimonial de Despedida. Se algum oficial chegar após o Comandante, deve saudá-lo na câmara, bem como ao Imediato. Se vai retirar-se de bordo antes do Comandante, deve despedir-se dele na câmara, obtendo licença para retirar-se, não sem antes ter sido liberado pelo Imediato.
Saudar o Imediato
Ao entrar e ao retirar-se de bordo os oficiais saúdam o Imediato.
É costume, em viagem, os oficiais cumprimentarem o Imediato pela manhã e, também, após o Cerimonial da Bandeira.
Saudação entre Militares
Nas Forças Armadas, consequentemente na MB, as diversas formas de saudação militar, sinais de respeito e correção de atitudes caracterizam o espírito de disciplina e apreço existentes no âmbito militar.
A continência, saudação militar universal, é uma reminiscência do antigo costume, que tinham os combatentes medievais, quando vestidos com suas armaduras, ao serem inspecionados por um superior, de levar a mão à têmpora direita, para suspender a viseira, permitindo sua identificação.
Cabe ressaltar que, a continência é a saudação prestada pelo militar ou pela tropa, sendo impessoal e visando sempre a Autoridade e não a pessoa, sendo assim, parte sempre do militar de menor precedência ou em igualdade de Posto ou Graduação. Havendo dúvida em relação à antiguidade, deverá ser executada simultaneamente.
A continência é uma atitude militar de grande relevância e um ícone da tradição e costumes navais, constitui prova de respeito e cortesia que o militar é obrigado a prestar ao superior hierárquico, não podendo ser por este dispensada, salvo nas ocasiões previstas no Cerimonial da Marinha, tais como: “faina ou serviço que não possa ser interrompida, postos de combate, praticando esportes, sentado à mesa de rancho, remando, dirigindo viaturas, militar de sentinela, armado de fuzil ou outra arma que impossibilite o movimento da mão direita, fazendo parte de tropa armada, em postos de continência ou Parada”.
Conforme visto anteriormente, a continência é uma saudação entre militares. Ao cumprimentar um civil, o militar quando fardado, poderá fazer-lhe uma continência, como cortesia, além de dar-lhe o usual aperto de mão.
A continência individual deve ser exigida e sua retribuição pelo mais antigo é obrigatória. Não faz parte dos costumes navais desfazer a continência com batida da mão à coxa, provocando ruído. A continência deve ser feita com correção, vivacidade, elegância, energia e franqueza. Da mesma forma, cabe ao superior responder o cumprimento de maneira semelhante. A continência mal executada é sinônimo de displicência, o que não condiz com os valores militares. A continência individual não representa apenas uma manifestação de respeito ou de apreço a um indivíduo em particular; trata-se também de um ato público que expressa a cortesia entre os membros de uma corporação.
A continência individual é prestada pelo militar fardado e não deverá ser executada quando este estiver em trajes civis. Neste caso, a saudação é realizada com um cumprimento verbal, de acordo com as convenções sociais.
Saudação com Espada
A antiga saudação com espada e o gesto de abatê-la, não é uma tradição naval, mas militar. O pessoal da Marinha, contudo, faz uso da espada em algumas cerimônias a bordo e, em formaturas, em terra.
O gesto de levar a ponta da espada até o chão é uma antiga demonstração de submissão a uma autoridade superior, reconhecendo sua superioridade hierárquica. A ponta da espada no chão, ao fim da saudação, não permite ao oficial usá-la, naquele momento.
O Cerimonial à Bandeira
Os navios da Marinha do Brasil, quando em contato com terra (atracados, fundeados ou amarrados), arvoram a Bandeira Nacional no “pau da bandeira”, na popa.
Ao suspenderem, no instante em que é desencapelada a última espia ou o ferro arranca ou é largado o arganéu da bóia, a Bandeira Nacional é arriada na popa e içada, em movimentos contíguos, no mastro de combate, mas de forma que nunca deixe de estar içado o Pavilhão Nacional. Não há cerimonial, nessas ocasiões.
A Bandeira do Cruzeiro, que é arvorada no pau do jeque, acompanha os movimentos da Bandeira Nacional na popa. Ou seja, é içada e arriada junto com esta. O Pavilhão é içado às oito horas da manhã e arriado exatamente na hora do Pôr do Sol. O Cerimonial consta de sete vivas com o apito do marinheiro e das continências de todo o pessoal. Quem estiver cobertas abaixo, permanece descoberto e em silêncio, atento. O cerimonial do arriar é maior e consta de formatura geral da tripulação. Após o arriar, é costume o cumprimento geral de “boa noite” entre todos os presentes, sendo primeiramente dirigido ao Comandante.
A Bandeira Nacional deve ser içada ou arriada em movimento uniforme, que deve ser estimado para que ocorra durante o tempo em que é executado o hino ou toque.
Da mesma forma, o içar e arriar de galhardetes e Bandeiras-Insígnias deve ser feito celeremente.
Durante o Cerimonial à Bandeira é vedada a entrada ou saída de pessoas e veículos na OM que o realiza, salvo se localizada próxima à via pública, quando a interrupção do trânsito deve ocorrer, com o mínimo de prejuízo possível ao tráfego de pessoas e veículos, entre o “Segundo Sinal” e o término do Cerimonial.
Para as OM de terra são observados os mesmos procedimentos.
Bandeira a Meio-Pau
Nos navios da Marinha não se usa as denominações de "mastros" de bandeira, nem do jeque: a nomenclatura correia é nomeá-los o "pau da bandeira" e o "pau do jeque", mesmo que sejam metálicos. O distinto, na Marinha, segundo a tradição, é que sejam de madeira e envernizados.
Desta forma, o termo bandeira a meio-pau é a expressão que corresponde à Bandeira Nacional içada a meio-mastro. O jeque acompanha a Bandeira Nacional, a meio-pau. E o sinal de luto.
O costume teve origem na antiga marinha a vela. Era usual que os navios, como mostra de pesar pela morte de uma personalidade, desamantilhassem as vergas, de modo a deixá-las desalinhadas e pendentes, em diferentes ângulos, e com todos os cabos de laborar, de mastros e vergas folgados e pendentes. A mostra de pesar consistia neste aspecto de desleixo, por tristeza. O Pavilhão também era arriado a meio-pau.
Saudação de Navios Mercantes e Resposta
O navio mercante que passa ao largo de um navio de guerra cumprimenta-o, amando sua Bandeira Nacional, fazendo o de guerra o mesmo, como resposta.
O mercante içara novamente sua Bandeira, depois que o de guerra o fizer.
A Salva: Saudação com Canhões
O sinal de amizade era antigamente entendido e mormente caracterizado pelo fato de apresentar-se uma pessoa, com a espada abatida, ou um navio ou uma embarcação, momentaneamente impossibilitado de manobrar ou combater. Nos tempos em que não havia meios seguros de comunicação e quando no mar não era possível aos navios saberem notícias de terra, a menos que encontrassem outros que as transmitissem, era importantíssimo para cada um deles saber quais as intenções uns dos outros, quando se encontravam. Imagina-se que um navio, no mar há algum tempo, poderia não saber se sua nação estava ou não em guerra com outra, inclusive com aquela cuja bandeira um navio avistado ostentava! Era, portanto, importante demonstrar atitude amistosa, tomando difícil a manobra ou o combate.
Nos tempos de Henrique VIII, para um canhão repetir um tiro levava uma hora. Assim, um navio estava com os canhões sempre carregados para combate. Mas, se ele os disparava, ficava impossibilitado momentaneamente de combater. A maior parte das fragatas e navios menores era armada com uma bateria de sete canhões, em cada borda. A princípio, uma salva de sete tiros era a salva nacional britânica. As baterias de terra, no entanto, deveriam responder às salvas do navio, na razão de três tiros para cada tiro de bordo. Assim, a máxima salva de bordo, sete tiros, era respondida pela maior salva de terra, vinte e um tiros. Com o progresso da indústria de armas e, principalmente, da produção da pólvora, a maior salva de bordo passou a ser também de vinte e um tiros.
O número de tiros, depois que a salva se transformou num costume, chegou aos nossos dias consagrado no Cerimonial Naval. Vinte e uma salvas é o máximo que se usa. Mas por que vinte e uma? É porque, além do costume acima, esse número é múltiplo de três. A explicação é que os números 3, 5 e 7 sempre tiveram significado místico, muito antes, mesmo, de existirem marinhas organizadas como as dos últimos três séculos.
O intervalo das salvas festivas é de cinco segundos, entre um tiro e outro. Havia um velho costume, na Marinha antiga, que ainda hoje os oficiais "safos" usam para contagem dos cinco segundos regularmentares, que é o de dizer a expressão: "teco, teleco, teco, pepinos, não são bonecos, - fogo um!"; repetindo-se após cada tiro o mesmo conjunto de palavras só alternando o número da ordem de fogo. Quem cronometrar o tempo que normalmente se leva para dizer as palavras mencionadas, verá que ele é de cinco segundos.
Os Postos de Continência
Mas, somente disparar oscanhões não era mostra de ficar sem aptidão para combater. O navio, além disso, deveria ferrar o pano (colher as velas), perdendo velocidade e ficando momentaneamente impossibilitado de manobrar e combater, com todos os cabos de laborar pelo convés e a guarnição ocupada nas fainas. Assim, essa mostra de respeito mantinha o navio privado de combater. Foi desse antigo costume, que vieram até nossos dias certas formas de cumprimento em embarcações como "remos ao alto, folgar as escotas ou parar a máquina".
Nos grandes navios, no entanto, podia ser demonstrada, ao navio avistado, a intenção pacífica, fazendo subir toda a guarnição aos mastros e vergas. Assim estava o navio impossibilitado de utilizar seus homens para o combate, transitoriamente. Desta forma, dispor a guarnição pelas vergas dos navios-escola a vela, veio até nossos dias, com a denominação de "postos de continência".
Em todos os navios da Marinha, os postos de continência são atendidos com toda a guarnição distribuída pela borda do navio, no bordo por onde vai passar a autoridade a saudar, numa demonstração de respeito.
Vivas
Ainda permanece em nossa Marinha o hábito dos "vivas". É uma repetição da antiga forma de continência e saudação à autoridade que passar perto do navio, sempre que o fato for antecipado e devidamente anunciado. A guarnição, quando em postos de continência, a um sinal, leva o boné ao peito do lado esquerdo, com a mão direita, e, ao sinal de salvas do apito, sete vezes, estende a mão com o boné para o alto, à direita, e dá os vivas correspondentes.
Vivas do Apito
Permanece, no Cerimonial da Bandeira, o costume dos sete vivas, pelo apito do marinheiro. Durante o içar ou arriar da Bandeira, o Mestre ou Contramestre, dependendo da ocasião, faz soar sete vezes o apito, correspondendo aos sete vivas, que é a maior saudação por apito.
O número de sete, como explicado, ainda é a lembrança dos antigos sete tiros das fragatas e navios menores, que constituíam a maior salva. Embora os tiros de salva tenham passado para vinte e um, os vivas de apito permaneceram em sete, como a honra máxima.
Cerimonial de Recepção e Despedida
Os oficiais ao entrarem e saírem de bordo fazem jus a um cerimonial correspondente à sua patente, constando de toques de apito característicos e da continência de quem o recebe ou despede e dos presentes. Além disso, marinheiros em formatura, em número correspondente a cada cerimonial, chamados "boys", ladearão o oficial saudado, na escada de portaló e no convés.
Esses cerimoniais são tradições herdadas dos dias da marinha a vela. Costumava-se, nas reuniões de Comandantes de navios de uma Força Naval em um determinado navio - quando o mar não estava muito bom - içar o visitante por uma guindola, espécie de pequena tábua suspensa pelas extremidades. A manobra era comandada pelo Mestre, ao som do apito e, para realizá-la, vários marinheiros iam para o local de embarque. Hoje é uma cortesia naval acorrer com marinheiros ao portaló (local de embarque ou saída de bordo) e saudar com toque de apito, a autoridade que chegar ou sair.
Os marinheiros que acorriam para as manobras de embarque do Comandante a bordo eram chamados, na Real Marinha britânica, de "boys". Esse costume passou desde o Império, à nossa Marinha. Hoje, há um toque de apito que, em realidade, significa boys aos cabos. Tratava-se, até há pouco tempo, quando se vinha ou saía de bordo por lancha, de chamar os marinheiros para que descessem ao patim inferior da escada de portaló e aí estendessem cabos (preparados com pinhas nas duas extremidades, uma para o boy e outra para a autoridade), para que lhe servissem de apoio quando embarcavam ou desembarcavam.
Ao patim inferior da escada de portaló descem dois "boys" e mais dois quando há espaço. Os demais formam no convés. Quando estiver com prancha passada para terra, somente dois devem ficar em terra; os demais formam no convés. Formar mais de dois "boys" em terra é, como se diz. na gíria marinheira, uma varada (de "vara", termo espanhol que quer dizer encalhe). Tudo isso deve-se ao fato de que o emprego dos "boys" é uma tradição na manobra de embarque e desembarque de oficiais, em navios no mar.
Quando o Comandante é recebido no seu próprio navio, é o Mestre quem executa os apitos do cerimonial.
Quando o cerimonial é executado em terra, como nos estabelecimentos ou cerimônias públicas, os "boys" são distribuídos no número completo previsto no Cerimonial da Marinha, em caráter simbólico.
A chegada de autoridade a bordo de OM da MB deverá ser anunciada no sistema de fonoclama, quando couber, o cargo da autoridade visitante seguido da expressão “para bordo”. Não deverá ser anunciado pronome de tratamento ou nome da autoridade visitante. Por ocasião do cerimonial, a ordem ao Mestre ou Contramestre de Serviço não deve conter palavras desnecessárias, já que se trata de uma instrução para quem vai abrir toque. Assim, essa ordem deve ser pertinente ao toque característico a que tem direito a autoridade. A menção ao cargo desempenhado somente deve ser feita a quem competir vocativo específico (Comandante da Marinha, Chefe do Estado-Maior da Armada, Comandante de Operações Navais, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e Comandante em Chefe da Esquadra). Nesse caso, não se deve mencionar o Posto, a menos se, eventualmente e no caso de ComemCh, o cargo estiver sendo exercido por Almirante de Esquadra. O artigo 5-1-7 do Cerimonial da Marinha reflete com clareza este ponto.
Os toques de apito devem ser dados apenas pelo Mestre ou Contramestre de Serviço. Ao final das Honras de Recepção ou Despedida, quando por toque de corneta, cabe o “ponto”, como sinal de desfazer a continência e a guarda de portaló executar o comando de “ombro armas”. Nos casos em que houver Guarda de Honra, esta executará o referido comando quando determinado pelo seu Comandante.