SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECURSOS DO MAR

DECRETO Nº 84.324, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1979 - Institui a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), e dá outras providências.

Secretário da CIRM

Contra-Almirante Sergio Gago GUIDA

Secretário-Adjunto da CIRM

Capitão de Mar e Guerra Francisco ANDRÉ Barros CONDE

 

SUBSECRETARIAS

Subsecretária para o Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM)

Capitão de Mar e Guerra(RM1) FLÁVIO Luiz Giacomazzi

Subsecretário para o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR)

Capitão de Mar e Guerra(FN) Paulo Cesar GALDINO de Souza

Subsecretário para o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC)

Capitão de Mar e Guerra(RM1) Celso Moraes Peixoto SERRA

Departamento de Administração

Capitão de Fragata(IM) Fabrício Felício ZAMPA

ORGANOGRAMA

organograma da SECIRM

MISSÃO

Atuar como elemento coordenador e articulador na implementação das deliberações da CIRM, procurando fomentar pesquisas, difundir o conhecimento científico, realizar a manutenção e ocupação de áreas de interesse nacional e orientar a exploração sustentável dos recursos vivos e não vivos na Amazônia Azul e na Antártica a fim de assessorar o Comandante da Marinha e Coordenador da CIRM e executar as atividades pertinentes aos encargos técnicos e administrativos da referida Comissão.

 

VISÃO DO FUTURO

Ser reconhecida, pelo público externo e interno, como uma instituição moderna, dinâmica, eficiente, eficaz e referência no assessoramento ao Comandante da Marinha e Coordenador da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar no trato dos assuntos técnicos e administrativos da citada comissão, visando sempre o desenvolvimento e o apoio à pesquisa no mar brasileiro e na Antártica, com foco na responsabilidade social e ambiental.

 

HISTÓRICO

A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar - SECIRM foi criada no âmbito do Ministério da Marinha pelo Decreto nº 84.324, de 19 de dezembro de 1979, com o propósito de assessorar o Comandante da Marinha e Coordenador da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar - CIRM e executar as atividades pertinentes aos encargos técnicos e administrativos da referida Comissão.

A SECIRM é uma Organização Militar integrante da estrutura organizacional da Marinha do Brasil (MB), subordinada diretamente ao Comandante da Marinha (CM) e, como tal, está submetida às ordens, regulamentos e portarias da Força, bem como às orientações do CM.

Cabe à SECIRM as tarefas relativas às atividades administrativas da CIRM e de suas Subcomissões, Comitês Executivos, Grupos de Trabalho e demais organismos dessa Comissão.