Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 25/06/2026 - 11:33
  • Atualizado em 26/06/2026 - 14:39
Compartilhe:

Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo 28 anos de pesquisa e história


A Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ECASPSP) celebra 28 anos de sua inauguração, reafirmando-se como um dos mais expressivos símbolos da presença permanente do Brasil em área oceânica remota e estratégica do Atlântico Equatorial.


Fotos da primeira Estação Científica do Arquipélago

Inaugurada em 1998 no âmbito do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo (PROARQUIPÉLAGO), coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), a Estação representa um marco da integração entre ciência, soberania e ocupação permanente do território marítimo brasileiro. Sua existência contribui diretamente para o fortalecimento da projeção nacional no mar e para a consolidação da Amazônia Azul, garantindo ao País importantes direitos e responsabilidades sobre extensa área oceânica.

Localizado a aproximadamente 1.100 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo constitui uma das áreas mais singulares e remotas sob jurisdição brasileira, reconhecida por sua relevância geológica, ambiental e estratégica. O conjunto de ilhas funciona como um verdadeiro laboratório natural para estudos em oceanografia, climatologia, biodiversidade marinha, geologia, meteorologia, sismologia, biotecnologia e recursos marinhos, reunindo pesquisadores de diversas instituições nacionais ao longo de quase três décadas de atividades científicas ininterruptas.


Desde sua criação até o presente momento, foram realizadas 697 expedições, envolvendo cerca de 2.230 pesquisadores, que contribuíram significativamente para a produção de conhecimento científico sobre os ecossistemas oceânicos e os processos naturais que influenciam o Atlântico Sul. Esse esforço contínuo consolidou a Estação como uma das mais importantes plataformas brasileiras de pesquisa em ambiente oceânico isolado, permitindo avanços científicos de relevância nacional e internacional.


Em mais um passo para assegurar a continuidade das pesquisas e fortalecer a presença brasileira na região, encontra-se em andamento a construção da nova Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, fruto da parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com investimento superior a R$ 7 milhões, a nova estrutura — que será a terceira instalada no arquipélago — representa um importante avanço para ampliar as condições de permanência, apoio às atividades científicas e conservação ambiental em uma das áreas oceânicas mais remotas e estratégicas do País.

Nesta ocasião especial, registra-se também o reconhecimento ao CMG (RM1-T) Carvalho, cuja dedicação, comprometimento e atuação ao longo de 21 anos na coordenação do PROARQUIPÉLAGO foram fundamentais para a consolidação, manutenção e constante aprimoramento da Estação Científica. Sua contribuição foi decisiva para assegurar a continuidade das operações, o apoio às atividades de pesquisa e a permanência brasileira nesse ambiente singular e desafiador.

Ao celebrar seus 28 anos, a ECASPSP reafirma sua vocação como instrumento estratégico para o desenvolvimento científico, para a conservação dos ambientes marinhos e para o fortalecimento da presença nacional no Atlântico. A SECIRM parabeniza todos os militares, pesquisadores, instituições parceiras e profissionais que contribuíram e continuam contribuindo para essa trajetória de excelência, construída em prol da ciência, da soberania nacional e da valorização da Amazônia Azul.

Compartilhe: