Serviço de Saúde na Antártica
PROANTAR
Recursos de Telemedicina
Em novembro de 2022 foram iniciados os testes com a maleta de telemedicina a partir da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em parceria com a Diretoria de Saúde da Marinha.

O equipamento, desenvolvido para melhorar o suporte de saúde em áreas remotas, possui diversas funcionalidades como eletrocardiógrafo, monitor multiparamétrico, estetoscópio, otoscópio, entre outros. Tem ainda a capacidade de transmitir, em tempo real, os dados coletados para o Centro de Telemedicina do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, de onde médicos das diversas especialidades poderão incrementar as possibilidades de diagnóstico e auxiliar na tomada de decisões através de videoconferência com a equipe de saúde na Antártica.

Os benefícios trazidos pela tecnologia na medicina incluem o incremento da segurança e do acesso à assistência médica de qualidade oferecida a militares e pesquisadores que desempenham suas atividades na EACF, reforçando a busca incessante pela excelência.
Cooperação Internacional
A Casa do Brasil na Antártica conta com a presença de um médico e um enfermeiro durante todo o ano; e neste verão, considerando a possibilidade de casos de COVID, mais um médico foi acrescentado à equipe, onde no dia 23 de novembro realizaram a avaliação médica de um dos integrantes da Estação Polonesa de Arctowski, situada a cerca de 9km da EACF.

Através de ações como essa, com empenho e orgulho, o Programa Antártico Brasileiro reafirma seu compromisso de cooperação previsto e efetivamente praticado no âmbito do Tratado da Antártica.
