Os cinco exames essenciais para os recém-nascidos 👶



O teste do pezinho 👣 é um dos exames mais conhecidos realizados nos recém-nascidos, mas ele é um dos cinco que são fundamentais para os cuidados necessários durante os primeiros dias de vida de bebê. Conhecer todos eles e a importância para a saúde dos pequenos é fundamental. Nesta edição, o Saúde Naval em Pauta traz as principais informações para as mamães e papais ficarem sabendo mais detalhes dos exames essenciais.

Após os nove meses de gestação, vem o nascimento do bebê e várias perguntas surgem: “meu bebê está saudável?”; “preciso fazer exames?”; “quais exames ele deve realizar ainda recém-nascido?”. E para esclarecer essas dúvidas, será abordado o tema dos testes de triagem neonatal de forma simples e objetiva.

Para começar, o período neonatal vai do nascimento ao 28º dia de vida, sendo os testes de triagem neonatal realizados nesse período, visando detectar precocemente doenças antes do surgimento dos sintomas, possibilitando o tratamento oportuno, prevenindo complicações e sequelas. Através de exames simples, é possível identificar os recém-nascidos que vão necessitar de investigação mais apurada a fim de confirmar o diagnóstico e assim, encaminhados para tratamento e acompanhamento especializado.

Desde 2001, os testes de triagem neonatal são um direito de todos os recém-nascidos brasileiros através de leis e da implementação do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Ministério da Saúde.