Superando a Dependência Química

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define droga como sendo toda substância, natural ou sintética, capaz de produzir em doses variáveis os fenômenos de dependência psicológica ou dependência orgânica, sendo considerado um problema de saúde.

Uso - Significa dizer que o usuário consome de forma administrável qualquer quantidade de droga.

Abuso - Entende-se que ocorre um padrão no consumo, o qual aumenta as possibilidades de consequências que prejudicam o usuário. O abuso compreende não somente danos físicos e mentais, mas também sociais.

Depedência - É tida como uma enfermidade crônica que provoca alterações fisiológicas, psicológicas e sociais e que se caracteriza por uma tendência compulsiva para o consumo de drogas..

Diversas são as razões que levam uma pessoa a consumir drogas e para cada usuário há um grau de comprometimento social, ocupacional, familiar e clínico. Perceber o dano causado a si próprio e buscar ajuda o quanto antes, contando com suporte familiar e de especialistas, é de suma importância para o êxito no tratamento.

O Centro de Tratamento da Dependência Química (CEDEQ) da Marinha, localizado no Hospital Central da Marinha, oferece tratamento especializado e orientação para aqueles que apresentam uso problemático de álcool ou outras drogas (lícitas e ilícitas), assim como para aqueles que possuem familiares lidando com essas questões.


Conheça o trabalho do Centro de Tratamento da Dependência Química (CEDEQ),
realizado no Hospital Central da Marinha.
O telefone para mais informações é (21) 2104-5588.


Saiba Mais: