Saúde física e mental: como unir esses dois mundos?

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam: todos os anos, mais pessoas morrem pelo suicídio do que por HIV, malária ou câncer de mama. A informação chama atenção para a importância de cuidar da saúde mental, em um esforço conjunto de unir dois mundos que se complementam: corpo e mente.

O Yoga pode ajudar nessa missão ao aliar exercícios físicos, relaxamento e controle respiratório. O Saúde Naval conversou com a professora de Yoga da Embaixada da Índia, Jane Carmem, que deu várias dicas de como usar a atividade a seu favor. E, além disso, entrevistou a 3º SG-AD Thainá Gomes, que há três anos faz Yoga e fala das melhorias que a prática gerou em sua vida.

Confira todo o conteúdo que produzimos para você!

Profª Jane Carmem

3º SG-AD Thainá Gomes

Para quem nunca praticou, aí vão algumas dicas:

Respiração completa

Respiração alternada

Respiração oceânica

Reconexão com o corpo


Fechar

Quais são os benefícios do Yoga?

O Yoga possui benefícios multidimensionais no ser humano, tais como: físicos, mentais, emocionais e sutis. Tais benefícios promovem as interações biopsicosociais e ambientais.

Existe um perfil adequado para fazer yoga?

Yoga é para todos! É esse contato interno, de autoconhecimento. Apenas algumas metodologias não são para todos. Nesse caso, o ideal é procurar aquela que melhor se adeque à sua necessidade.

A palavra Yoga tem sua raiz verbal em sânscrito _Yug_ ( योग , em devanagri), que significa unir, juntar. Há um texto milenar referente ao yoga que diz: “A unidade da respiração, a consciência e os sentidos, seguidos pela aniquilação de todos os conceitos: isso é o Yoga.” Maitrāyaṇīyopaniṣad, VI:25.

O Yoga pode ajudar a saúde mental? De que forma?

O Yoga é uma excelente ferramenta terapêutica para a saúde mental. Trabalha a ansiedade, o estresse, a depressão, a insônia e as fobias, por meio da reconexão com o corpo e a mente.

Por exemplo, na prática da respiração (Pranayamas), é possível conduzir a pessoa ao estado de concentração e presença (corpo físico e mental), podendo, por meio da respiração, aumentar ou diminuir o metabolismo basal no corpo físico.

Durante as práticas de Asanas (posturas estáveis e confortáveis com o corpo), pode-se trabalhar o fortalecimento do eixo central (no corpo físico) e, o mais importante, as qualidades da mente (Gunas que são três: Tamas /inércia; Rajas/ movimento; Satwa/regozijo de paz).

    Além disso, outras práticas que podem auxiliar a conexão com a mente:
  • Asanas de flexibilidade são usados para trabalhar a adaptação frente às situações que surgem na sua vida;
  • Asanas de torção ensinam a se desintoxicar de excessos físicos, emocionais e mentais que possam estar relacionados ao processo e também permite à pessoa aumentar o campo de visão sobre si mesmo;
  • Asanas de extensão permite se abrir para a vida, ter autoconfiança e liberação dos medos;
  • Asanas de inversão (quando a cabeça está abaixo da linha do coração e quadril) trabalha um novo olhar sobre si mesmo, uma nova perspectiva, “traz luz para a mente”;
  • Asanas de equilíbrio permite entender e compreender o equilíbrio interior; e
  • Asanas de força resgata a força interior.

Se a pessoa entender que o Yoga não é uma atividade física, e sim mental, ela encontrou o Yoga, a união, a comunhão consigo mesmo. Então, depois de trazer o trabalho com os asanas aliados à respiração a pessoa se encontra em um estado natural de contemplação, bem-aventurança e paz consigo mesmo e com o mundo (meditação).

É possível que crianças façam yoga?

Sim! O Yoga deveria ser considerado fundamental na grade de ensino escolar. As crianças que praticam Yoga possuem maior confiança e entendimento sobre si mesmo e suas emoções, benefícios neuro-cognitivos, interações sociais saudáveis, e diminuição dos níveis de estresses e ansiedades.

Agora, algumas dicas para quem quer começar a praticar Yoga

A primeira dica: COMECE!

Onde você está neste momento. Pare e feche os olhos, observe a sua respiração, sem qualquer esforço, apenas foque na sua respiração, sinta o ar entrar e sair pelas narinas. Fique aí alguns minutos.

Agora, permita-se observar o ar que entra pelas narinas e sinta o frescor, um ar mais frio. E também observe o ar que sai na expiração, e sinta o calor, um ar mais quente. Se você está muito cansado ou estressado, experimente soltar o ar pela boca e ouça o som do ar que sai na expiração.

Experimente fazer isso mais algumas vezes, até sentir que o cansaço e o estresse tenham sido liberados na expiração, trazendo um relaxamento para a mente.

Agora, permita-se estabelecer a conexão com o corpo. Esfregue uma mão na outra, aquecendo as palmas e gentilmente coloque sua mão sobre os seus olhos e permaneça alguns segundos sentindo essa sensação de calidez e conforto para os seus olhos.

Esfregue novamente as mãos uma na outra e, como se fosse um hidratante de pele, esfregue as mãos sobre a cabeça, pescoço, braços, peitoral, costas, barriga, pernas e pés e, em seguida, inspire bem profundo e solte o ar vigorosamente pela boca.

Sinta os benefícios da sua conexão com a respiração, o corpo e a mente. Queira fazer as pazes consigo mesmo e com a vida! Repita essa ação todos os dias!


Fechar

Por que você começou a fazer yoga?

Eu iniciei a prática com a finalidade de aprender as posturas, mas logo descobri que elas seriam reflexos de um trabalho em conjunto do meu corpo, mente e energia. Quando estou no tapete, esqueço o mundo lá fora e me concentro apenas em mim, já que o yoga ensina a se concentrar no momento. Iniciei com objetivo de apenas fazer as posturas e, hoje, o foco é o equilíbrio interno e o externo.

que você acha que o yoga acrescentou à sua vida?

Yoga é uma filosofia de vida, então você acaba se aprofundando nesse universo e tendo retorno em diversas áreas. Com a prática, tive ganhos na minha saúde física e mental, além do aumento da mobilidade, flexibilidade e prevenção de lesões musculares. Com a meditação e os exercícios respiratórios, tenho observado uma melhora significativa da minha concentração, trabalhado pontos de ansiedade e estresse, sem contar a qualidade do meu sono e a sensação de bem-estar.

O que você diria a uma pessoa que quer praticar Yoga?

Não crie barreiras para iniciar a prática. Procure um profissional, respeite as limitações do seu corpo e, principalmente, mantenha a constância.


Fechar


Fechar

Compartilhe