Conheça o Ceratocone 👀

Imagem InícioImagem Fim
1.
+

Ceratocone é uma condição que pode levar à cegueira e o tratamento principal é o transplante de córnea.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

Essa é uma afirmação falsa. Atualmente o transplante só é indicado em situações muito graves. Com os protocolos atuais é possível controlar a evolução da doença, evitando, na grande maioria das vezes, que o transplante seja necessário.

2.
+

Se eu tenho ceratocone meus filhos também terão.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

Essa é uma afirmação falsa. O ceratocone tem uma herança genética mas não diretamente. Não é comum que ocorram casos em várias gerações consecutivas.

3.
+

As pessoas alérgicas são mais predispostas a desenvolverem ceratocone e o fato de coçar os olhos pode contribuir para a piora da doença.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

Essa é uma afirmação verdadeira. Os pacientes alérgicos são mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença. O ato de coçar os olhos pode piorar muito o quadro de ceratocone, devendo ser evitado ao máximo por pacientes portadores da doença.

4.
+

Atualmente existem diversos tratamentos para estabilizar a doença e melhorar a visão e a qualidade de vida dos pacientes com ceratocone.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

Essa é uma afirmação verdadeira. O Cross linking corneano é uma cirurgia que é usada para evitar que haja progressão do quadro de ceratocone. Atualmente, existem muitos recursos em lentes de contato que permitem uma razoável reabilitação visual destes pacientes.

5.
+

Após o diagnóstico de ceratocone não é necessário manter acompanhamento especializado para a doença.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

Essa é uma afirmação falsa. Pacientes com quadro confirmado ou suspeito de ceratocone devem manter um acompanhamento anual com oftalmologista especialista em córnea e realizar os exames indicados."

Hora de conferir Refazer o quiz

Obrigado por participar do Quiz do Saúde Naval.

Conheça o ceratocone

O Ceratocone é uma doença da córnea, que causa deformação progressiva da sua anatomia, deixando-a em formato de cone. Essa alteração causa miopia e astigmatismo, o que leva à distorção da visão e diminui a eficiência das lentes de óculos. Apesar de o ceratocone poder levar a uma acentuada perda de visão, raramente leva à cegueira.

As causas específicas do Ceratocone ainda não são bem conhecidas, mas a origem mais provável é a genética. Cerca de 20% das pessoas com ceratocone têm algum familiar com a doença. Os pacientes que apresentam predisposição e têm o hábito de coçar os olhos, geralmente vão ter uma doença mais precoce e mais avançada. O ato de coçar os olhos é uma importante causa de piora da doença.

Muitas vezes o diagnóstico acontece no final da infância e na adolescência e uma boa parte dos pacientes relatam sintomas inespecíficos como embaçamento da visão ou dificuldade visual. O diagnóstico é feito pelo oftalmologista com a avaliação do grau, do aspecto da córnea e com exames mais elaborados complementares.

Pacientes que tiveram diagnóstico de ceratocone devem, periodicamente, manter acompanhamento com oftalmologista ao longo da vida.

Contribuição técnica:
CC(Md) LARA MURAD
Chefe da clínica de oftalmologia da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória

Compartilhe