

Ceratocone é uma condição que pode levar à cegueira e o tratamento principal é o transplante de córnea.
Se eu tenho ceratocone meus filhos também terão.
As pessoas alérgicas são mais predispostas a desenvolverem ceratocone e o fato de coçar os olhos pode contribuir para a piora da doença.
Atualmente existem diversos tratamentos para estabilizar a doença e melhorar a visão e a qualidade de vida dos pacientes com ceratocone.
Após o diagnóstico de ceratocone não é necessário manter acompanhamento especializado para a doença.
Obrigado por participar do Quiz do Saúde Naval.
Conheça o ceratocone
O Ceratocone é uma doença da córnea, que causa deformação progressiva da sua anatomia, deixando-a em formato de cone. Essa alteração causa miopia e astigmatismo, o que leva à distorção da visão e diminui a eficiência das lentes de óculos. Apesar de o ceratocone poder levar a uma acentuada perda de visão, raramente leva à cegueira.
As causas específicas do Ceratocone ainda não são bem conhecidas, mas a origem mais provável é a genética. Cerca de 20% das pessoas com ceratocone têm algum familiar com a doença. Os pacientes que apresentam predisposição e têm o hábito de coçar os olhos, geralmente vão ter uma doença mais precoce e mais avançada. O ato de coçar os olhos é uma importante causa de piora da doença.
Muitas vezes o diagnóstico acontece no final da infância e na adolescência e uma boa parte dos pacientes relatam sintomas inespecíficos como embaçamento da visão ou dificuldade visual. O diagnóstico é feito pelo oftalmologista com a avaliação do grau, do aspecto da córnea e com exames mais elaborados complementares.
Pacientes que tiveram diagnóstico de ceratocone devem, periodicamente, manter acompanhamento com oftalmologista ao longo da vida.
CC(Md) LARA MURAD
Chefe da clínica de oftalmologia da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória