:: IPB investe em realidade virtual no treinamento de profissionais de saúde
Com o intuito de aprimorar ainda mais a formação e atualização de profissionais de saúde, o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) tem investido em tecnologias inovadoras em seus Processos de Ensino.
Recentemente, o IPB incorporou ao seu Parque Tecnológico, um simulador para treinamento de cirurgia de catarata (Eyesi). O novo equipamento dispõe de tecnologia de realidade virtual de alta-fidelidade, permitindo aos profissionais agregarem experiência cirúrgica e refinar habilidades essenciais para o procedimento intraocular sem o risco de complicações aos pacientes.
Além do novo equipamento para intervenção oftalmológica, o Centro de Simulação do Instituto também dispõe de um simulador clínico de paciente adulto (SimMan 3G) e um pediátrico (PediaSim), simuladores para cirurgia videolaparoscópica (LAP-VR), procedimentos endoscópicos (Endoscopy-VR) e endovasculares (CathLab). O IPB ainda conta com infraestrutura e equipamentos modernos que possibilitam a utilização de técnicas de cirurgia experimental e microcirúrgica.
O Laboratório de Microcirurgia é dedicado à pesquisa e treinamento em microcirurgia com a utilização de animais. Atualmente, tem sido utilizado pelas Clínicas de Oftalmologia e Neurocirurgia do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) para treinamento dos Médicos Residentes e do Curso de Aperfeiçoamento da Escola de Saúde da Marinha (ESM). Já o Laboratório de Cirurgia Experimental, possui um Centro Cirúrgico com quatro estações completas para cirurgia minimamente invasiva e uma sala exclusiva para cirurgias abertas de grande porte. Nele, são desenvolvidos pesquisas e treinamentos de novas técnicas cirúrgicas e ventilação mecânica.
Em média 500 profissionais passam pelo Instituto anualmente, dentre estes estão alunos de pós-graduação nas modalidades de Residência Médica, como também multiprofissionais das diversas Organizações Militares de Saúde da Marinha do Brasil.
No atual cenário, a realidade virtual e suas diversas aplicações na área médica possibilita aos profissionais e alunos vivenciarem cenários reais em ambiente seguro, e contribui ainda para o desenvolvimento de competências técnicas, capacidade de gerenciamento de crises, aspectos de liderança, trabalho em equipe e raciocínio clínico em situações críticas, sem oferecer prejuízos a terceiros.