
A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), com o apoio da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares do Conselho Federal de Enfermagem, promoveu, entre os dias 20 e 22 de junho, uma capacitação voltada à Abordagem Técnica à Tentativas de Suicídio. O curso foi ministrado pelo Suboficial-Enfermeiro Jalbert Azeredo Cardoso (membro do Instituto Brasileiro de Abordagem Humanizada) e teve por público-alvo médicos e profissionais da área de enfermagem da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Polícia Militar do Estado do Ceará.
O protocolo ATTS (Abordagem Técnica nas Tentativas de Suicídio) tem como fundamento a humanização do atendimento ao indivíduo que está em um cenário de iminente prática de suicídio. Através de técnicas de dissuasão com ferramentas de diálogo, o ATTS tem se mostrado eficaz e salvado a vida de muitas pessoas.
A EAMCE é a primeira Organização Militar da Marinha do Brasil a promover o referido treinamento, e nele os alunos puderam vivenciar cenários simulados onde aplicaram técnicas de dissuasão à tentativas de suicídio.