
A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), promoveu o Curso Expedito de Técnica de Ensino (C-EXP-TE), no período de 08 a 26 de maio, habilitando 19 militares e civis, para a função de instrutoria, sendo 06 militares pertencentes à EAMCE, 02 militares pertencentes à Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e outros 08 militares oriundos de demais Organizações Militares da área do Com3ºDN, dentre as quais: Agência da Capitania dos Portos em Camocim (01); Base Naval de Natal (03); Comando do 3º Distrito Naval (01); Estação Rádio da Marinha em Natal (02) e Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (01).
Além disso, a Turma 1-2023 do C-Exp-TE contou com alunos de outras instituições: 02 inspetores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Ceará e 01 Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
O objetivo do curso é suplementar a habilitação técnico-profissional dos militares, a fim de capacitá-los no âmbito pedagógico, dando embasamento teórico e prático para planejar, conduzir e avaliar as atividades de ensino, de acordo com as concepções adotadas pela Marinha para o Ensino Naval. Durante todo o curso, observou-se a dedicação e performance notória de todos os envolvidos, entre alunos e instrutores, ampliando assim o Corpo Docente das referidas instituições.
Para o encerramento das atividades, foi promovida uma pequena solenidade, onde contamos com a presença do Delegado José Wilson da Silva Neto, Coordenador adjunto da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Ceará. Na ocasião, o Comandante da EAMCE, Capitão de Fragata Daniel Rocha, realizou a entrega dos certificados aos alunos e certificados de agradecimento aos instrutores do curso.