CPCE e EAMCE celebram o Dia do Marinheiro com cerimônia de imposição da Medalha Mérito Tamandaré

      A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) comemoraram, no dia 14 de dezembro, o Dia do Marinheiro com uma cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais (CON), Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Na ocasião, foi realizada a imposição da Medalha Mérito Tamandaré a nove militares e civis que se destacaram por divulgar e fortalecer as tradições da Marinha do Brasil (MB).
 
      O evento teve início ao pôr do sol com o cerimonial narrado de arriamento da Bandeira Nacional. Em seguida, foram realizadas homenagens protocolares ao Patrono da MB, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, em cuja data natalícia é celebrada o Dia do Marinheiro, com o içamento de seu Pavilhão, execução de seu exórdio e salva de 19 tiros de canhões.
 
      Posteriormente, aconteceram as leituras da Ordem do Dia do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e da mensagem do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Os nove agraciados receberam a Medalha Mérito Tamandaré do CON e do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira. Além disso, cinco miliares da CPCE e da EAMCE foram condecorados com as Medalhas Militar e Mérito Marinheiro. Por fim, a tropa formada pelo Corpo de Alunos da Turma OSCAR-2022 da EAMCE desfilou em continência ao CON.