Organizações Militares do Ceará realizam imposição da Medalha Amigo da Marinha e premiação da Operação Cisne Branco

 
        A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) e as Agências da Capitania dos Portos em Aracati e Camocim realizaram, no dia 7 de dezembro, as cerimônias de imposição da Medalha Amigo da Marinha e de premiação do concurso de redação Operação Cisne Branco, a bordo do Navio-Escola “Brasil”, no Porto de Fortaleza-CE.
         Com a participação de 250 convidados, os eventos contaram com as presenças do Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte, Almirante de Esquadra Elis Treidler Öberg, bem como do Comandante do Navio-Escola “Brasil”, do Capitão dos Portos do Ceará, do Comandante da EAMCE e dos Agentes das Capitanias dos Portos
         Foram agraciadas com a Medalha Amigo da Marinha 30 personalidades civis e instituições, que se distinguiram na divulgação da mentalidade marítima e no relacionamento com a Marinha do Brasil (MB). Entre os agraciados estão parlamentares, empresários e representantes da Polícia Federal, da Receita Federal, de veículos de comunicação, além de outros agentes que empenharam esforços em prol da MB no Ceará.
        Em seguida, os estudantes melhores colocados na Operação Cisne Branco receberam suas premiações. O concurso de redação busca despertar na comunidade escolar o interesse pelos assuntos ligados ao Poder Naval, Poder Marítimo, Mar Jurisdicional, Amazônia Azul e História Naval do Brasil.
        No Ensino Fundamental, que teve como tema da redação “Se eu fosse marinheiro, o que faria pelo Brasil?”, o vencedor foi o aluno Sebastian Mircea Timbuli Júnior, do Colégio Militar de Fortaleza. No Ensino Médio, cujo tema da redação foi “A importância da Marinha para a presença do Brasil no continente gelado”, ficou com a primeira colocação a aluna Naiane dos Santos da Penha, da Escola Estadual de Ensino Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, de Camocim-CE.