Participantes do Projeto Envelhecer realizam visita ao Ipark Complexo Turístico

            No dia 25 de Julho, 39 participantes do Projeto Envelhecer realizaram visita ao Ipark Complexo Turístico.
            Os participantes do Projeto desfrutaram de um dia inteiro de lazer entre as mais de 30 atividades ao ar livre que o Parque oferece para todas as idades, desde as mais lúdicas, como passeio de pedalinho no lago, até as mais radicais, como a tirolesa.
         Além disto, realizaram uma visita ao Museu da Cachaça, que está instalado em um casarão original de 1846 dentro do Complexo. O museu conta a história de uma das maiores e mais apreciadas cachaças do mundo. Outros destaques no Complexo Ipark são o Big Tonel, maior tonel de madeira do mundo em 2003 registrado pelo Guinness Book, com capacidade para armazenar 374 mil litros de cachaça, e o Engenho Artesanal, onde é possível acompanhar a simulação do processo de fabricação da cachaça artesanal.
        A convivência intergeracional foi o foco desta atividade, principalmente em um contexto de desvalorização das potencialidades humanas como nos dias atuais. Acreditamos que tal convivência beneficia ambas as partes, tanto as crianças e os jovens, quanto a pessoa idosa, visto que permite a troca de experiências, o estabelecimento de vínculos afetivos, o reconhecimento das peculiaridades e possibilidades do outro como sujeito, além de possibilitar a quebra de estereótipos.
          O Suboficial (RM1) Manoel Lopes Filho, 61 anos foi acompanhado de sua neta, Joana Lopes, 3 anos e relatou que “o passeio foi excelente, pois terceira idade pode se misturar com a primeira idade no contato com a natureza e ambos saíram ganhando nesta interação. Torço para que ocorram mais atividades como esta”.
        O Projeto Envelhecer esta inserido no Programa de Maturidade Saudável, previsto na Norma sobre Assistência Social na Marinha do Brasil (DGPM-501).