Notícias - NAS da EAMCE promove ação do Projeto Envelhecer

NAS da EAMCE promove ação do PROJETO “ENVELHECER”

No dia 03 de maio de 2019, o NAS-EAMCE ofertou uma tarde de eventos para os participantes do Projeto Envelhecer, cujo maior objetivo é contribuir para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos idosos vinculados à Marinha do Brasil, promovendo oportunidades de integração e convívio social entre essas pessoas e estimulando o aprendizado de novas habilidades.

No início da tarde o grupo participou de uma palestra ministrada pelo Sr. Dante Jorge Cristino, Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza e membro da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, cuja pauta enalteceu a velhice como uma fase cheia de qualidades e que deve ser aceita pela maioria de nós, procurando viver da melhor maneira possível para que se possa viver cada vez mais. Os direitos e deveres dos idosos também foram abordados pelo Sr. Dante que, levando em consideração a presença de acompanhantes para cada idoso participante do evento, levantou a questão dos deveres dos familiares perante à pessoa idosa, de modo a melhorar a convivência familiar.

Após a palestra o grupo de idosos e familiares se deslocaram da EAMCE para o Teatro Ceará Show, que leva o nome do espetáculo exibido. Este espetáculo conta a história do Ceará, fazendo uma viagem pela história e cultura do Estado, levando ao palco grandes nomes do imaginário cearense, como Iracema, José de Alencar, Seu Lunga, o Dragão do Mar, a guerreira Jovita Feitosa e outros. O evento teve uma hora de duração e contou com a participação de 36 pessoas, entre idosos e familiares que, em seus depoimentos, afirmaram “foi um dia maravilhoso, amei ver toda essa produção de perto, nós não sabíamos que existia esse espetáculo tão perto da gente, espero poder participar de mais atividades assim”.

O Projeto “Envelhecer” encontra-se inserido no Programa Maturidade Saudável, previsto nas Normas sobre Assistência Social na Marinha do Brasil, emanadas da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM-501).