NAS realiza MESA-REDONDA SOBRE EQUIDADE DE GÊNERO

No dia 14 de março de 2019 foi realizada no auditório da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará um debate/Mesa-Redonda sobre "Equidade de Gênero nas Relações de Trabalho" idealizada pelo Núcleo de Assistência Social da EAMCE. A ação foi planejada após orientação técnica da Diretoria de Assistência Social da Marinha para fomento de ações de debate sobre o tema.

A mesa teve como mediadora, a 1º Ten (T) Sarah Bezerra, Assistente Social e responsável técnica pelas ações de gênero na Marinha do Brasil do Estado do Ceará, e foi composta pela Dra. Renata Giannini, coordenadora da Área de Segurança Pública e Justiça Criminal do Instituto Igarapé e consultora do Banco Mundial em questões relacionadas à gênero; pela Vereadora do Município de Fortaleza, a Sra. Larissa Gaspar, que atua na defesa das causas sociais, ambientais e de direitos das mulheres; e pela psicóloga Christiane Ribeiro Gonçalves, Diretora da ONG “Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero”, onde coordena o Ponto de Cultura “Outros Olhares”.

O debate iniciou com a exposição, pela Dra. Renata Giannini, da pesquisa intitulada “Situações extraordinárias: a entrada da mulher na linha de frente das forças armadas”. A pesquisadora expôs os desafios práticos e principalmente subjetivos para a plena integração de mulheres nas Forças Armadas do Brasil. Logo após a Vereadora Larissa Maria Fernandes Gaspar da Costa explanou sobre questão de gênero na política cearense, apontando a diferença quantitativa no tocante a parlamentares homens e mulheres. Por fim, a psicóloga Christiane finalizou complementando o assunto, atentando para a necessidade de aprofundar os estudos a respeito da atuação das mulheres fora da esfera privada.

O evento contou com a participação de 118 pessoas, entre militares do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, alunos de universidades da cidade de Fortaleza, entre outros.