Notícias - Comemorações aos 154 anos da EAMCE

No dia 23 de novembro de 2018, foi realizada uma cerimônia religiosa no Navio de Pedra da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), alusiva aos 154 anos de criação desta Organização Militar de Ensino. O momento de oração, que reuniu todos os militares e o Corpo de Alunos da Turma KILO/2018, foi conduzido pelo 1º Ten (CN) Aryson Antônio da Costa Paiva, capelão da EAMCE.

Em seguida, foi realizada a Solenidade Militar referente a data, presidida pelo Comandante da EAMCE, Capitão de Fragata Alexandre Pereira da Silva, e que contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, Associação de Veteranos(AVCFN), representantes da Turma LIMA 1974/1975, além dos alunos do Projeto Forças no Esporte (PROFESP) e do Grupo de Escoteiros do Mar “Marcílio Dias”.

Na ocasião, foi entregue a Medalha Marechal Trompowsky do Instituto dos Docentes do Magistério Militar de Pernambuco (IDMM-PE) a 10 agraciados, entre estes, praças e oficiais que servem nesta Escola. Esta medalha tem por finalidade agraciar personalidades que se destacam ou se destacaram em Estabelecimentos de Ensino Militar.

Posteriormente, em comemoração aos 10 anos de existência da Biblioteca Patrão Mor Aguiar, que foi criada em 14 de novembro de 2018, foi entregue uma premiação aos dois leitores mais assíduos do ano de 2018. Os agraciados da Tripulação e do Corpo de Alunos foram respectivamente: 3ºSG – EF Timóteo Viana da Silva e GR Christian Luis Martins Campos.

Para finalizar, foi oferecida a tradicional feijoada no Auditório da EAMCE, em um almoço de congraçamento com as autoridades militares e civis e convidados, ao som do conjunto musical formado por Alunos da EAMCE, possibilitando um maior estreitamento de laços de amizade da Marinha do Brasil junto a sociedade cearense, oportunidade esta dedicada para destacar a importância e a missão da EAMCE no Sistema de Ensino Naval.