Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 25/07/2025 - 10:31
  • Atualizado em 25/07/2025 - 10:52
Compartilhe:

Acordo de Cooperação leva conhecimento sobre energia fotovoltaica a militares  do CIAB e do 3° BtlProtDefNBQR


Militares do CIAB durante instruções oferecidas por projeto da AVANTE

No dia 26 de maio, oficializou-se o Acordo de Cooperação entre o Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em Brasília (DRAMN-BSB) e a Associação Avante Brasil Eventos, Capacitação, Projetos Científicos e de Inovação Tecnológica (AVANTE BRASIL OSCIP). A parceria visa capacitar militares temporários, em situação de desligamento do serviço ativo, e associados do  Abrigo do Marinheiro de Brasília (AMN), a atuarem na instalação e na manutenção de sistemas de energia fotovoltaica.

Tal qualificação consiste em ações profissionalizantes e operacionais executadas junto a, inicialmente, 200  militares da Marinha – do 3° Batalhão de Proteção e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (3° BtlProtDefNBQR) e do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Almirante Domingos de Mattos Cortez (CIAB) – e a 20 associados do Abrigo do Marinheiro. Além disso, serão instaladas pelo menos 254 placas fotovoltaicas nas respectivas Organizações Militares e em residências de integrantes da Família Naval, o que reduzirá significativamente o gasto com energia elétrica.

Na ocasião da assinatura do acordo, estavam presentes: o Comandante do 7° Distrito Naval, Vice-Almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues; o Chefe do Estado-Maior do Comando do 7° Distrito Naval (Com7°DN) e Diretor Departamental do DRAMN-BSB, Capitão de Mar e Guerra (FN) Gutemberg Recife; o Gerente Administrativo e Financeiro do DRAMN-BSB, Capitão de Mar e Guerra (RM1-IM) Charles Moreira Pinto dos Santos; do Diretor-Presidente da AVANTE BRASIL OSCIP, Marcelo Henrique da Silva; e outros representantes da AVANTE BRASIL OSCIP.

Autoridades presentes no momento da assinatura do acordo

Compartilhe: