Heráldica

  

  HERÁLDICA
     A Heráldica tem regras fixas como qualquer Ciência ou Arte. Alguns autores consideram-na Ciência dos Brasões; outros, Arte dos Brasões. Ela proporciona uma orientação segura na identificação de edifícios, pedras tumulares, objetos de várias espécies e documentos iconográficos.

     O Distintivo para o Comando do 7º Distrito Naval foi aprovado pelo Exmº. Sr. Secretário Geral da Marinha em 26 de março de 1997, conforme Portaria nº 0009, de acordo com o desenho acima. Seguem-se a descrição e a explicação do Distintivo:

     EXPLICAÇÃO
     No campo de verde, simbolizando a área interior do país sob jurisdição do Comando do 7º Distrito Naval, as faixas ondadas de prata, e a âncora de ouro, aludem à atuação da Marinha nas águas da região, especialmente nas hidrovias do Araguaia e do Tocantins. No chefe de azul, esmalte clássico da Marinha, as três colunas arquitetônicas, de prata, típicas de Brasília, as mesmas se reportam como sede do Comando do 7º Distrito Naval. A insígnia pendente do distintivo foi a este anexada em decorrência do decreto do Presidente da República Federativa do Brasil de 8 de maio de 1992.

     DESCRIÇÃO
     Num escudo boleado e encimado pela coroa naval, colocado sobre uma âncora de vermelho, em campo de verde duas faixas ondadas de prata, e brocante sobre estas, âncora de ouro; chefe de azul, carregado de três colunas arquitetônicas típicas de Brasília, de prata, dispostas em faixa e unidas pelas pontas laterais de seus flancos. Pendente do distintivo, a insígnia da Ordem do Mérito Naval.