CPAEAM/2025
Convocação para Verificação de Documentos
No dia 8 de março, o Colégio Naval celebrou o Dia Internacional da Mulher, uma data que marcou a luta histórica por igualdade, respeito e reconhecimento das conquistas femininas em diversas áreas da sociedade. Com orgulho, durante confraternização no Salão Nobre, a instituição prestou homenagem a todas as mulheres militares e civis que, com dedicação, competência e coragem, contribuem para seu engrandecimento e para o fortalecimento do Colégio Naval e da Marinha do Brasil.
No dia 12 de março, o Colégio Naval teve a honra de celebrar o 217º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN)!
A comemoração teve início pela manhã com uma alvorada festiva, acompanhada pelos alunos do Grêmio Anfíbio formados no PIPA. No almoço, foi lida a Ordem de Serviço do Comandante-Geral, alusiva à data, para todo o Corpo de Alunos. Durante o cerimonial, à bandeira, com Canto do Hino Nacional e, em um momento de grande emoção, todos os presentes cantaram a canção "Na Vanguarda". Para encerrar o dia, houve uma celebração no Clube Coqueiro, com o tradicional corte do bolo em homenagem ao CFN.
O sexto dia da Adaptação 2025, dia em que grande parte dos adaptandos tiveram seu primeiro licenciamento, iniciou-se com mais uma etapa do Circuito de Avaliação Diagnóstica (CIRCAD), marcado pelas atividades de barra fixa, natação (50m) e permanência (10 minutos). Após isso, foi realizada a Parada Escolar no Campo de Esportes, com a finalidade de inspecionar o novo uniforme que está sendo utilizado pelos adaptandos.
O quinto dia dos adaptandos no Colégio Naval (CN) foi marcado pelo início do uso do novo uniforme, passando assim do “cotonete” - constituído pelo tênis branco, calça jeans e camisa branca - para o uniforme definitivo da adaptação: sapato preto, bermuda cinza, camisa branca e bibico, ajustados conforme as instruções do dia anterior.
No dia 22 de janeiro de 2025, o quarto dia dos adaptandos no Colégio Naval (CN) iniciou-se com práticas de Ginástica Laboral Militar conduzidas pelos Sargentos da área de Educação Física. Foram realizadas também pela manhã instruções de ordem unida para que os adaptandos se familiarizarem com os toques de corneta, comandos de corrida e continência, indispensáveis para a vida militar.
O terceiro dia dos adaptandos no Colégio Naval (CN) iniciou-se pelo Circuito de Avaliação Diagnóstica (CIRCAD), que tem por finalidade avaliar a capacidade dos adaptandos de praticar exercícios físicos durante a adaptação e em toda a sua vida militar. Os adaptandos foram submetidos a testes aeróbicos (corrida de 1.500 m) e testes motores (exercícios de agachamento, abdominais e flexões de braços).
Na manhã do dia 21 de janeiro, O Comandante do Colégio Naval (CN), uma parcela representativa de sua Tripulação e autoridades da cidade de Angra dos Reis-RJ participaram da tradicional cerimônia em homenagem aos brasileiros que pereceram no naufrágio do Encouraçado Aquidabã, ocorrido em 21 de janeiro de 1906.
No segundo dia da Adaptação, após adentrarem os portões do Colégio Naval (CN) pela primeira vez, e terem sua primeira noite de sono e alvorada na enseada Batista das Neves, os adaptandos acordaram às seis horas da manhã, e foram instruídos pelos adaptadores a como manter em dia tanto a apresentação pessoal como a apresentação de suas respectivas camas. Cuidaram dos uniformes e de seus acessórios, os adaptandos do sexo masculino fizeram a barba, e as adaptandas prepararam o coque.
No período das 8 às 10 horas da manhã do dia 19 de janeiro, o Colégio Naval recebeu os novos candidatos aprovados no concurso de seleção da Marinha, dentre os quais, ingressou a terceira turma composta por mulheres, sendo, uma dentre elas, pela primeira vez na história do Colégio Naval, a primeira colocada do concurso. Essas jovens serão adaptadas por alunas das duas primeiras turmas. Ainda durante a manhã, após a acomodação nos alojamentos, os Monitores-Alunos instruíram Ordem Unida aos candidatos, para a realização da cerimônia de recepção dos adaptandos, que também aprenderam a cantar o Hino do Colégio Naval.
No dia 31 de outubro de 2024, foi realizada, no campo de esportes do Colégio Naval (CN), a Cerimônia de Passagem da Cana do Leme. O evento contou com a presença de Ex-Comandantes do CN: o Diretor do Pessoal da Marinha (DPM), Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa, e o Comandante do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), Capitão de Mar e Guerra Leonardo Pacheco Vianna.
No dia 23 de outubro de 2024, no Colégio Naval (CN), o Diretor de Ensino da Marinha (DEnsM), Vice-Almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues, acompanhado do Comandante do CN, Capitão de Mar e Guerra José Fernando Barboza dos Santos, recebeu o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha – Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio), Sr. Márcio Telles de Menezes do Prado Maia.
Dos dias 27 de setembro a 04 de outubro de 2024, o Colégio Naval (CN) é palco do evento esportivo realizado entre as três Forças Armadas, representadas pelo Colégio Naval, Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a NAE, que encontra-se em sua quinquagésima quarta edição.
No dia 19 de setembro de 2024, o Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni, Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), acompanhado do Comandante do Colégio Naval (CN), Capitão de Mar e Guerra José Fernando Barboza dos Santos, recebeu o Sr. Flávio Augusto da Silva, Embaixador de Comunicação Estratégica da Marinha.
O Embaixador Flávio Augusto contribuirá para ampliar o alcance das mensagens estratégicas da Instituição e potencializar a percepção da sociedade sobre a importância do mar e das atividades realizadas pela Marinha do Brasil para o desenvolvimento do País.