Simuladores

O CIAGA dispõe de vários simuladores, recursos instrucionais de alto rendimento, que permitem a qualificação dos profissionais em ambientes que se aproximam da realidade.

- Simulador de Posicionamento Hidrodinâmico

Nesse Simulador é ministrado o Curso Especial de Noções Básicas sobre Posicionamento Dinâmico. Para o completo aprendizado da operação de posicionar e manter posicionada uma Embarcação, através do Sistema de Posicionamento Dinâmico, são ministradas aulas sobre os princípios em que se baseia tal sistema e a operação dos equipamentos utilizados.

 

- Simulador de Máquinas

Dentre os cursos ministrados nesse equipamento destaca-se o Curso Especial de Simulador de Máquinas, cujo propósito é capacitar o aluno para operar a praça de máquinas de um navio. Para tal, são ministradas as disciplinas de geração e distribuição de energia elétrica, de operação de equipamentos e sistemas auxiliares, de operação de caldeiras e distribuição de vapor e de operação de motor propulsor.

 

- Simulador de Manobra de Navios

Dentre os cursos ministrados no Simulador de Manobra destaca-se o Curso Especial de Gerenciamento de Passadiço para Oficiais, que objetiva qualificar os alunos a executar as funções inerentes ao Oficial de Quarto no Passadiço. Os alunos, fazendo parte de uma equipe, são treinados na manobra de navios e, em particular, no planejamento e na realização de navegação em águas restritas.

 

 

- Simulador Radar

No Simulador Radar é ministrado o Curso Especial de Operador ARPA, que tem como objetivo familiarizar o aluno com a operação do radar e habilitá-lo para operar o equipamento ARPA, na detecção e no acompanhamento de alvos. Durante os exercícios, os alunos são treinados em navegação radar, utilizando-se de cartas eletrônicas.

 

- Simulador do Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança (GMDSS)

Nesse Simulador é ministrado o Curso Especial de Radioperador Geral, em duas etapas. A primeira delas é teórica, e tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre sistemas de comunicações, para sua aplicação a bordo dos navios . A segunda etapa, essencialmente prática, objetiva proporcionar aos alunos conhecimentos para operar os equipamentos das estações dos navios mercantes, aplicando as técnicas, regulamentos e acordos pertinentes, para a transmissão e o recebimento de mensagens de rotina, de segurança, de urgência e de socorro, no Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança.
 

 

- Simulador de Operações Comerciais Marítimas

Nesse Simulador é ministrado o Curso Especial de Treinamento de Comércio Marítimo, que tem por objetivo qualificar profissionais para o planejamento e execução de operações comerciais, sob a ótica empresarial. Para cada exercício é apresentado aos alunos um cenário de cargas a transportar e de navios disponíveis, em que as combinações navio - cargas indicam as várias viagens possíveis, onde os alunos são instruídos a escolher a mais favorável, isto é, a viagem mais lucrativa. Durante o curso são gerados exercícios que abrangem todas as fases do transporte marítimo, desde o surgimento da necessidade de transportar cargas, até às operações de descarga nos portos de destino. Assim, os alunos realizam o planejamento das operações, as negociações com armadores e afretadores, o fechamento dos diversos contratos e a execução da viagem contratada, durante a qual são conduzidos a tomar decisões para uma variada gama de eventos, programados para ocorrer no mar e nos portos, a fim de maximizar as receitas e minimizar as despesas.
 

 

Erro | CIAGA

Erro

Ocorreu um erro inesperado no site. Por favor tente novamente mais tarde.