O PREPOM

Em uma nação como o Brasil, de dimensões continentais, com extenso litoral e com mais de noventa por cento do volume do comércio exterior processado por via marítima, a Marinha Mercante Nacional é de suma importância para seu desenvolvimento.

Para tal avanço, torna-se primordial atentar para a formação, aperfeiçoamento e atualização de todo pessoal aquaviário que compõe as tripulações dos navios mercantes, barcos pesqueiros e embarcações que operam nos rios e águas interiores.

Assim, a Diretoria de Portos e Costas - DPC - vem concentrando esforços para suprir a instrução e atender ao maior número possível de cursos, e o resultado é o Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM).

O CIAGA implantou na sua Superintendência de Ensino o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) como ferramenta estratégica de apoio para tomada de decisão, em busca da excelência da qualidade do Ensino Profissional Marítimo (EPM), e desde 2007 possui a Certificação ABNT NBR ISO 9001 para esse sistema, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em novembro de 2016 o CIAGA foi submetido à auditoria pela ABNT e obteve a renovação da Certificação ABNT NBR ISO 9001, agora versão 2015, tendo sido a primeira Organização Militar no Brasil a receber essa certificação com base nos novos requisitos estabelecidos, normas e exigências aprovadas e definidas em 2015. Anualmente o SGQ do CIAGA é auditado para manutenção e renovação de conformidade com os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO 9001:2015. Após auditoria realizada em 2019 o CIAGA teve seu certificado renovado até novembro de 2022.

Visando promover a modernização do sistema do Ensino Profissional, colocando-o no padrão das Marinhas Mercantes internacionais, bem como de oferecer facilidades adicionais para o pessoal embarcado, estão sendo implantados cursos à distância com o emprego da Internet.

O CIAGA vem envidando todos os esforços no sentido de promover a melhor formação possível para as tripulações de todos os tipos de navios e embarcações que operam na Marinha Mercante Brasileira.

Nosso objetivo final é preparar aquaviários de melhor qualidade e em maior número para embarque nos navios e embarcações da Marinha Mercante Brasileira, contribuindo ainda mais para o fortalecimento desse importante segmento do Poder Marítimo.

 

Clique aqui para saber como fazer inscrição nos cursos do PREPOM.

PREPOM-Aquaviários 2020