O objetivo desta fase é integrar e familiarizar os candidatos à estrutura do CIABA, bem como iniciar sua formação militar.
Durante a adaptação, os alunos participam de várias atividades que visam prepará-los físico e psicologicamente para o curso de formação. Os candidatos tem treinamento físico, aulas de ordem unida, assistem a filmes e a palestras que tratam de assuntos tais como: a vida do Oficial de Marinha Mercante, a rotina da EFOMM, direitos, deveres e regulamentos internos do Centro de Instrução. Além disso, farão visitas a navios da Marinha Mercante.
|
|
Ao término desta etapa, os candidatos serão matriculados no Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e, simultaneamente, no Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha – NFORM, com precedência hierárquica equivalente a Cabo.
O curso tem duração de seis semestres. Nos dois primeiros, os alunos recebem os conhecimentos básicos para sua formação e que servirão de base para a escolha do ramo da atividade mercante a ser exercida, orientando-os para os seguintes cursos:
|
:. NÁUTICA => destinado a formar o Oficial de Náutica, a quem compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo; e
:. MÁQUINAS => destinado a formar o Oficial de Máquinas, habilitando-o a conduzir e manter as instalações de máquinas do navio.
A opção para o curso de Náutica ou de Máquinas será feita pelo aluno ao término do 2° semestre, obedecendo rigorosamente ao critério de classificação, considerando o aproveitamento escolar obtido nos dois primeiros semestres letivos, dentro do número de vagas estabelecido para cada curso.
O curso será realizado em regime de internato, com saídas (licenças) nos finais de semana, feriados e nas férias escolares. É gratuito, sendo oferecidas as seguintes facilidades aos alunos: alojamento, uniforme, alimentação, roupa de cama e assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa. A partir da matrícula, os alunos recebem uma remuneração mensal cujo valor está previsto na legislação.
|
|
|
|