ZOPACAS 2023

Fortalecendo a Cooperação Marítima e a Segurança no Atlântico Sul”

A Marinha do Brasil realizou em 25OUT, das 09h às 17h, o 2º Simpósio Marítimo da ZOPACAS, com o tema “ZOPACAS - Fortalecendo a Cooperação Marítima e a Segurança no Atlântico Sul”. Este Simpósio, ocorreu na modalidade híbrida, foi um importante evento para revitalização da ZOPACAS e pela busca de seu fortalecimento como um mecanismo de promoção da paz, prosperidade, segurança e estabilidade no Atlântico Sul. O Simpósio contou com palestras de especialistas do Brasil, Argentina, África do Sul, Angola, Cabo Verde, Camarões e Nigéria. As exposições foram organizadas em 3 painéis: Cooperação e Recursos; Cooperação, Infraestrutura e Conectividade; e Cooperação Regional e Segurança Marítima.

O evento foi aberto ao público, e transmitido ao vivo, com tradução simultânea para os idiomas inglês, francês e espanhol no Canal YouTube da Marinha. O objetivo foi promover a paz, a prosperidade, a segurança e a estabilidade no entorno estratégico brasileiro, contribuindo para um apoio mútuo na área.

A abertura foi realizada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes. Este evento representa, uma valorosa oportunidade para o estreitamento dos laços de amizade e de cooperação entre os países-membros. A ZOPACAS é um fórum que permite trabalhar em prol de um futuro melhor para todos os cidadãos da região, demonstrando como a diplomacia e a colaboração podem superar desafios complexos.

A realização do Simpósio está alinhada com a Política Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END) que definem o Atlântico Sul como região prioritária estratégica para o Brasil. Esses documentos de alto nível também mencionam a importância da promoção da cooperação com os vizinhos sul-americanos e africanos.

Atuaram como moderadores dos debates: o Conselheiro do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº-FN), Prof. Dr. Álvaro Augusto Dias Monteiro, e o ex-Comandante da Marinha do Brasil (MB), Almirante de Esquadra (RM1) Ilques Barbosa Junior.

Durante as Atividades o site no YouTube da Marinha teve as seguintes visualizações: Português: 1000; Inglês: 586, Francês: 543 e Espanhol: 372. Totalizando: 2501 visualizações.

Abaixo os Vídeos das Apresentações e Moderações:

Abertura - Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes , Chefe do Estado-Maior da Armada.

PAINÉIS 1 E 2

Palestra - Cooperação na construção da capacidade marítima entre os países-membros - Dr. Bashir Yusuf Jamoh (Nigéria) - Diretor-Geral da Agência de Segurança e Administração Marítima da Nigéria.

Palestra - Recursos Marinhos e Biodiversidade - Contra-Almirante Narciso Fastudo Junior (Angola), Diretor do Centro de Coordenação Inter-regional (ICC).

Palestra - Desenvolvimento de Infraestruturas e conectividade - Sr. Timothy Charles Walker (África do Sul), Pesquisador Sênior e Líder de Projeto Marítimo - Instituto de Estudos de Segurança (ISS).

Palestra - Cooperação e pesquisa em C&T - Dr. José Pedro Chantre D'Oliveira (Cabo Verde), Embaixador de Cabo Verde.

Debates - Almirante de Esquadra (Refo-FN), Prof. Dr. Alvaro Augusto Dias Monteiro, Conselheiro do CEPE-MB.

PAINEL 3

Palestra - Cooperação em capacitação e Segurança Marítima - Capitão de Mar e Guerra(RM-1), Prof. Dr. William de Sousa Moreira Escola de Guerra Naval.

Palestra - Cooperação entre os países da ZOPACAS e a Segurança Marítima - Contra-Almirante Enrique Balbi, Diretor-Geral de Organização e Doutrina da Armada Argentina.

Palestra - Cooperação dos países nos diversos fóruns internacionais - Secretário Eden Martingo, Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço Ministério das Relações Exteriores.

Palestra - Cooperação Marítima no Atlântico - Capitão de Mar e Guerra Atonfack Guemo Cyrille Serge, Chefe da Divisão de Comunicações do Ministério da Defesa de Camarões.

Debates  - Almirante de Esquadra (RM1) Ilques Barbosa Júnior, Coordenador de Relações Institucionais e Desenvolvimento de Negócios do Cluster Naval Tecnológico do Rio e Janeiro.

Encerramento - Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Chefe do Estado-Maior da Armada.

Abaixo o Projeto Conceitual e as Palestras em PDF disponibilizadas.