Quem somos

QUEM SOMOS

 

HISTÓRICO

  • O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), com sede no Rio de Janeiro-RJ, está instalado na Escola de Guerra Naval (EGN) e teve sua origem em 1976, na instituição do Centro de Estudos Avançados, foi criado pela Portaria no 301, de 7 de março de 1977 do então Ministério da Marinha. Posteriormente, com a entrada em vigor do Regimento Interno da EGN, aprovado em julho de 1984, seu nome foi alterado para Centro de Estudos. Em 1990, quando foram intensificadas suas atividades, teve o seu nome alterado para Centro de Estudos Político-Estratégicos, considerado mais de acordo com a sua destinação.
  • Em 2016, por meio da Portaria no 40, de 28 de março de 2016, do Chefe do Estado-Maior da Armada (EMA), passou à subordinação do EMA com a denominação de Conselho de Estudos Político-Estratégicos (CEPE). Em 2017, foi reorganizado, recebendo a denominação Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha - CEPE-MB, por meio da Portaria no 105/EMA/2017.
  • Ao longo de sua existência, o CEPE-MB, para fazer frente às necessidades vigentes, teve sua estrutura organizacional e suas atividades revistas, sendo seu Estatuto atualizado e aprovado pelos seguintes atos administrativos:

          a) Portaria, no   41, de 31 de março de 2016, do Chefe do Estado-Maior da Armada;
          b) Portaria, no 105, de 26 de abril    de 2017, do Chefe do Estado-Maior da Armada; e
          c) Portaria, no   37, de 02 de março de 2021, do Chefe do Estado-Maior da Armada.

  • Em 9 de Dezembro de 2020 o Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP em Reunião extraordinária atribuiu ao Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha - CEPE-MB a Categoria de Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP.

RESOLUÇÃO CONCESSÃO CATEGORIA OBSERVADOR CONSULTIVO DA CPLP

 

MISSÃO

  • O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) tem por propósito assessorar o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) em Estudos Político-Estratégicos de interesse da Marinha.
  • Compete ao CEPE-MB as seguintes tarefas:

          I) realizar estudos e projetos de pesquisa relacionados à Defesa Nacional, com ênfase no pensamento político-estratégico marítimo brasileiro;

         II) estudar, analisar e avaliar documentos ou publicações indicadas pelo CEMA e de relevante interesse para a MB;

       III) realizar debates, seminários e simpósios de assuntos de interesse da MB, podendo efetuar gestão junto a entidades públicas e privadas, para a obtenção de apoio e patrocínio visando viabilizar a execução do evento; e

       IV) avaliar e sugerir a validação da utilidade para a MB de produtos acadêmicos resultantes de pesquisas realizadas no âmbito da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação – SPP/EGN ou trabalhos de conclusão de curso da EGN - monografias, dissertações e teses - tanto dos cursos de carreira (Superintendência de Ensino - SE) como do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos – PPGEM (SPP).

 

ORGANIZAÇÃO

  • O CEPE-MB possui natureza epistêmica e consultiva para deliberações do CEMA, sendo organizado em:

           I) Presidência; PRESIDENTEAlmirante de Esquadra (Ref°-FN) Prof. Dr. Alvaro Augusto Dias Monteiro

         II) Conselho - composto pelo Diretor da EGN, membro nato, e por seis Oficiais Generais pertencentes aos diversos Corpos da MB, normalmente da reserva. O Conselho é presidido pelo Presidente do CEPE-MB; e

         III) Corpo de Colaboradores próprio.