SIMPÓSIO: “A SEGURANÇA CIBERNÉTICA E SEUS DESAFIOS”
O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha – CEPE-MB em parceria com o Comando Naval de Operações Especiais – CoNavOpEsp, Comando Conjunto de Defesa Cibernética (ComDCIBER) e a Escola de Guerra Naval (EGN), realizou no dia 8 de abril o Simpósio: “A Segurança Cibernética e seus Desafios”.
O Simpósio ocorreu na modalidade PRESENCIAL no Auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, Avenida Pasteur, 480 – Urca - RJ, das 09h00 às 11h30, e contou com a participação do público externo, da família naval, de militares de outras forças e servidores civis com atividades relacionadas aos temas, totalizando um público presente de 366 pessoas. Em virtude da situação epidemiológica as vagas foram limitadas.
O Simpósio teve como objetivo fomentar a reflexão sobre a mentalidade de Defesa na sociedade brasileira. A abertura foi realizada pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, que destacou a importância em debater o assunto diante do cenário global, onde o universo digital e cibernético faz parte da nossa vida pessoal e profissional.
O Simpósio teve a seguinte programação:
-
A Abertura foi feita pelo CAlte João Alberto Araujo Lampert, Diretor da Escola de Guerra Naval;
-
Palestra sobre "Segurança Cibernética e as opções brasileiras" ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Rust da Costa Carmo, Professor Permanente no Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade e no Programa de Pós-graduação em Metrologia;
-
Palestra sobre "A Defesa Cibernética no Brasil" ministrada pelo Brigadeiro (Int) Luiz Fernando Moraes da Silva, Chefe do Centro de Coordenação de Operações Cibernética do Comando de Defesa Cibernética (ComDCIBER);
-
Palestra sobre "Defesa Cibernética: uma visão naval" ministrada pelo CAlte (FN) Cláudio Eduardo Silva Dias, Comandante Naval de Operações Especiais; e
-
Os Debates foram Moderado pelo Prof. Dr. Nival Nunes de Almeida (EGN) que também fez o encerramento do evento.