Fundação de Desporto de Portugal

No dia 14 de maio, o Diretor-Executivo da empresa Highs Portugal, Paulo Marcolino, e o Diretor-Executivo da empresa Market Access, Rui Sousa, representantes da Fundação de Desporto de Portugal (FDP), visitaram o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), com o objetivo de conhecer a organização militar, o Programa Olímpico da Marinha (Prolim), além de propor parcerias esportivas entre as instituições.

A Fundação de Desporto tem por objeto social apoiar o fomento e o desenvolvimento do desporto português de alto rendimento. Esse compromisso realiza-se por meio de patrocínio de atletas, eventos nacionais e internacionais, a realização de seminários e conferências, entre outras ações de promoção e divulgação. A Fundação de Desporto também coordena a gestão da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento para que equipes, seleções e esportistas de alto rendimento possam estagiar e preparar grandes competições nestas infraestruturas.

As empresas são representantes do governo português no que se refere a eventos de esportes de alto rendimento. A Highs Portugal é uma empresa que tem autorização do governo de Portugal para negociar a realização de eventos desportivos, campeonatos e camping training nos 14 centros de alto rendimento no país. Já a Market Access cuida da divulgação e do marketing destes locais de treinamento.

Na ocasião, a comitiva apresentou os centros de treinamento de alto rendimento portugueses e propôs um acordo de cooperação com a Marinha do Brasil, com a finalidade de que as equipes do Prolim possam utilizar estas instalações.

Como parte da visita, os diretores e comitiva visitaram as instalações do CEFAN e conheceram as atividades desenvolvidas pelas crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (Profesp) e também conhecer alguns atletas de Alto Rendimento do Prolim.

O Profesp é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional de Juventude. O Programa tem por objetivo a prática e a cultura do esporte como forma de promover o desenvolvimento integral, a inclusão social, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.