Internacional Militar de Pentatlo Naval

Entre os dias 05 e 08 de junho, foi realizado o Torneio Internacional Militar de Pentatlo Naval do Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM) - 2018, na Escola Militar Naval em Marín, Pontevedra, na Espanha. O Brasil foi o grande destaque da competição, sendo pauta de um jornal local.

O campeonato teve a participação de mais de cinquenta atletas de cinco delegações dos seguintes países: Alemanha, Brasil, Dinamarca, Finlândia e Espanha. Peru e China participaram como observadores da competição. O Pentatlo Naval é composto de competições de Pista de Obstáculos, Natação de Salvamento, Natação Utilitária, Habilidades Navais e Cross-Country Anfíbio.

Os atletas da Marinha do Brasil (MB) destacaram-se na competição. Eles são oriundos de diversas OM, como a Comissão de Desportos da Marinha (CDM), o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), o Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, a Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti, a Base de Submarinos Almirante Castro e Silva (BACS), a Diretoria de Aeronáutica da Marinha e o Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea.

Durante o campeonato, o cabo João Pedro Oliveira Farche, da BACS, estabeleceu um novo recorde mundial na prova de Natação de Salvamento, com o tempo de 52 segundos. No entanto, o recorde não foi homologado pelo CISM, em função de requisitos técnicos da piscina utilizada na prova.

Resultados na competição

1o sargento Max Leal dos Santos (CDM) - 1o lugar – Individual masculino
3o sargento Suely Baronto Lina (CEFAN) - 2o lugar – Individual feminino
Equipe masculino – Brasil - 1o lugar
Equipe feminino – Brasil - 2o lugar