Futebol Feminino - Flamento x USA

No dia 4 de junho, foi realizado o jogo amistoso entre o time de futebol feminino da Marinha do Brasil/Flamengo e o USA D3 Soccer. A partida, que aconteceu no campo do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), foi parte integrante da temporada de intercâmbio da seleção sub-20 de futebol feminino da terceira divisão da National Collegiate Athletic Association (NCAA).

A Liga Universitária americana congrega 1.117 faculdades e universidades americanas e 40 organizações esportivas. Esses intercâmbios acontecem anualmente e tem como propósito proporcionar aos estudantes troca cultural, além de mais experiência esportiva. Segundo o site da NCAA, a liga envolve cerca de 52.500 participantes divididos em 19.500 equipes universitárias, competindo anualmente em 90 campeonatos, divididos em três divisões de 24 modalidades desportivas.

O time Marinha/Flamengo, formado pelas atletas do Programa Olímpico da Marinha (Prolim), goleou as americanas por cinco a zero. A Terceiro-Sargento (RM2-EP) Raquel Santiago abriu o placar. Ainda no primeiro tempo a Terceiro-Sargento (RM2-EP) Nathane Fabem marcou, garantindo vantagem e tranquilidade para as militares trabalharem melhor a bola. Na volta do segundo tempo, a Terceiro-Sargento (RM2-EP) Rafaela Barros ampliou o resultado, seguida pela Terceiro-Sargento (RM2-EP) Nathane Fabem e pela Terceiro-Sargento (RM2-EP) Geovana Cristina Alves.

As 14 jogadoras americanas viajaram acompanhadas da seleção masculina sub-20 da terceira divisão da NCAA e de comissão técnica, totalizando 37 pessoas. Os dois times passaram oito dias no Brasil, e jogaram amistosos em São Paulo, contra o Jundiaí e o Várzea Pequena, e no Rio, com a Marinha/Flamengo e com o Projeto Social “Águia Azul”, do Complexo da Penha. Além do intercâmbio esportivo, os atletas puderam conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro-RJ.