III Simpósio de Educação Física

II Simpósio de Educação Física

 

O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) realizou, em 25 de novembro, III Simpósio de Educação Física da Marinha. O evento contou com a participação de cerca de 251 profissionais, civis e militares, das áreas de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição.

A programação foi elaborada com o propósito de debater e divulgar informações atualizadas na área da Educação Física e do Desporto, trazendo profissionais e instituições do meio acadêmico e esportivo.

O I Simpósio de Educação Física, realizado em 2017, tratou das questões de prevenção da rabdomiólise e de reabilitação; e o II Simpósio, realizado em 2018, abordou temas relevantes à fisiologia do exercício e aspectos biomecânicos da atividade física. Já nesta edição, no ano de 2019, os temas abordados foram a relação de prática de atividades físicas com a saúde mental, o uso da Termografia para a Prevenção de Lesões; variáveis neuromotoras para o desempenho operacional, além da apresentação de trabalhos acadêmicos de Oficiais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB), fruto da parceria entre a Universidade da Força Aérea (UNIFA) e o CEFAN.

O seminário contou com a presença do Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região e de reconhecidos profissionais do meio acadêmico, como o Dr. Eduardo da Matta Mello Portugal (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), o Dr. Luiz Carlos S. de Oliveira (Faculdades Reunidas da ASCE – FRASCE), o Dr. Inácio Antônio Seixas da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), o Dr. Renato Oliveira Massaferri (Universidade da Força Aérea – UNIFA), além de representantes de outras instituições.

O CEFAN reforçou seu papel de fomentar o debate relativo às atividades de Educação Física e dos Desportos no âmbito da Marinha do Brasil, além de pesquisas com ênfase no Desempenho Humano Operativo, fundamental para melhorar a condição física dos militares.