HOSPITAL NAVAL MARCÍLIO DIAS

HOSPITAL NAVAL MARCÍLIO DIAS

 

A investida de golpistas sobre pacientes ou familiares e amigos dos pacientes internados em unidades hospitalares é uma prática antiga e recorrente. É sabido que grupos de estelionatários investem esforços para descobrir dados de pacientes sob internação hospitalar, situação de grande apelo emocional para seus familiares e amigos. De posse dos nomes e contatos, os criminosos partem para a aplicação de diferentes modalidades de golpes, a exemplo dos pedidos de depósitos financeiros para o pagamento de exames, medicamentos ou outros procedimentos, sob alegação de tratar-se de uma situação de vida ou morte.

 

O Hospital Naval Marcílio Dias esclarece que não faz parte da sua conduta entrar em contato, por meio de qualquer canal de comunicação, com pacientes, familiares ou amigos, para solicitar depósitos ou transferências bancárias. É importante ressaltar que as informações relacionadas ao estado de saúde dos pacientes não podem ser divulgadas por meio de contato telefônico, motivo pelo qual são fornecidas exclusivamente de forma presencial, nas instalações do Hospital, pela equipe multiprofissional de saúde.

 

Para qualquer pessoa que venha a receber um suposto contato do HNMD, solicitando qualquer modalidade de depósito bancário a recomendação é a de não realizar nenhuma espécie de transferência bancária e denunciar a tentativa de golpe pelos canais: e-mail <hnmd.ouvidoria@marinha.mil.br> ou telefone (21) 2599-5553."