Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 19/03/2026 - 09:42
  • Atualizado em 26/03/2026 - 09:43
Compartilhe:
SecNSNQ participa de reunião da AIEA sobre cooperação técnica na América Latina e Caribe

SecNSNQ participa de reunião da AIEA sobre cooperação técnica na América Latina e Caribe

 

A Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ) participou do Third Meeting on Strengthening Strategic Cooperation and Exchange of Experiences in the Region of Latin America and the Caribbean, realizado entre os dias 16 e 19 de março de 2026, na sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, Áustria.

O encontro foi organizado pelo Departamento de Cooperação Técnica da AIEA para a região da América Latina e Caribe e reuniu Oficiais Nacionais de Ligação (NLOs) e Coordenadores Nacionais do ARCAL — Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nuclear na América Latina. O objetivo principal foi fortalecer a integração entre os Estados-membros e promover o intercâmbio de experiências relacionadas à formulação, implementação e gestão de projetos de cooperação técnica.

A SecNSNQ foi representada pelo Capitão de Mar e Guerra (Engenheiro Naval da Reserva) Leonardo Tilhe Pereira, Chefe do Departamento de Cooperação Técnica da Secretaria e Oficial Nacional de Ligação junto à AIEA. Sua participação permitiu o acompanhamento das diretrizes mais recentes da Agência e o aprofundamento do conhecimento sobre os processos que envolvem todas as fases dos projetos de cooperação técnica, desde a concepção até a execução, incluindo aspectos logísticos e de aquisição.

A programação incluiu a abertura conduzida pelo Diretor-Geral Adjunto da AIEA para Cooperação Técnica, Hua Liu, e palestra do Diretor para a América Latina e Caribe, Luis Longoria. Ao longo do evento, foram realizadas apresentações dos Estados-membros, palestras técnicas e workshops interativos, nos quais foram discutidas boas práticas, desafios e oportunidades na área de cooperação técnica. Também foi realizada visita ao centro de desenvolvimento da AIEA em Seibersdorf, referência internacional em pesquisa aplicada no setor nuclear.

O encontro evidenciou a diversidade de iniciativas em desenvolvimento na América Latina e Caribe, destacando interesses comuns entre os países, bem como desafios e oportunidades para o fortalecimento de parcerias regionais. As orientações apresentadas pelos especialistas da AIEA contribuíram para o aprimoramento das capacidades institucionais dos participantes, especialmente no que se refere à estruturação e condução de projetos alinhados às melhores práticas internacionais.

Para a SecNSNQ, a participação em atividades dessa natureza é fundamental para a capacitação contínua de seus integrantes em áreas estratégicas como regulação nuclear, salvaguardas e resposta a emergências. Além disso, possibilita a identificação de oportunidades de cooperação internacional e o desenvolvimento de iniciativas que contribuam diretamente para o fortalecimento das atividades das Organizações Militares da área nuclear da Marinha do Brasil, em consonância com os mais elevados padrões de segurança e governança.