SecNSNQ audita a COGESN e reforça compromisso com a qualidade nuclear naval
A Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ), por meio do Departamento de Qualidade, concluiu mais uma etapa do Programa de Auditoria da Garantia da Qualidade de 2025. Entre os dias 15 e 19 de setembro, foi realizada auditoria na Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), na sede na Ilha das Cobras – Rio de Janeiro/RJ e no escritório em Itaguaí/RJ, com enfoque no sistema de garantia da qualidade da instituição.
O principal objetivo foi avaliar a implementação das práticas de gestão de qualidade do requerente, assegurando sua competência, imparcialidade e operação consistente, em conformidade com a Norma SecNSNQ-1201, que trata dos requisitos a serem adotados no estabelecimento e na implementação de Garantia da Qualidade em Meios Navais com Propulsão Nuclear. Essa avaliação é um passo fundamental para o processo de licenciamento do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado (SNCA).
Participantes e Ciclo de Auditorias
A equipe de auditores da SecNSNQ, composta pelo CC (EN) Eduardo Bezerra, CC (EN) Belezia, CC (EN) Eduardo Gama e CC (EN) José Fernandes, contou com a colaboração do Assessor de Licenciamento da COGESN, CMG (RM1) Yran Maia; do encarregado da divisão de Garantia da Qualidade, Eduardo Almeida; além de outros engenheiros e analistas da Coordenadoria.

Esta foi a quarta auditoria do ano de 2025. O ciclo de avaliações já incluiu a Itaguaí Construções Navais (ICN) em abril, a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) em maio e o Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA) em junho. O programa ainda prevê, para este ano, auditorias nos projetistas CPSN e DDNM.
Metodologia e Resultados
O processo de auditoria, realizado a cada dois anos, é uma etapa crucial do licenciamento do SCNA e visa evidenciar a solidez das atividades que impactam a segurança. A metodologia da SecNSNQ inclui a análise de documentos, entrevistas com colaboradores, coleta de evidências e verificação de processos como testes, armazenagem e conservação de materiais.
Ao final do processo, uma reunião de encerramento é realizada para apresentar os resultados, detalhando os pontos positivos, observações e as não conformidades encontradas, garantindo transparência e a melhoria contínua da qualidade.
