PROMOÇÃO DA MENTALIDADE MARÍTIMA

A Ação "Promoção da Mentalidade Marítima"  (PROMAR), coordenada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), desde 1997, busca desenvolver o conhecimento da sociedade brasileira sobre o mar, seus recursos e sua importância para o Brasil.A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) promove ações e parcerias com a sociedade sobre a Cultura Oceânica no sentido de ampliar a mentalidade marítima na população, nos níveis compatíveis com a  dimensão da nação oceânica que é o Brasil.

Sendo assim, no âmbito Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), o PROMAR tem como objetivo fortalecer o interesse da população brasileira pelo mar, por meio de projetos, atividades e parcerias que abordam a conservação e o uso racional e sustentável dos recursos do Oceano do Brasil.

Dentre os projetos, destacam-se: a exposição itinerante com o título: “A Amazônia Azul e a presença do Brasil na Antártica”; e a divulgação das realizações dos programas do colegiado, em cada quadrimestre, consolidados em uma publicação, o Informativo da CIRM (INFOCIRM), distribuído por meio impresso e digital, com a edição coincidindo com as reuniões ordinárias da CIRM.

promar

Além disso, o PROMAR realiza a divulgação das atividades da CIRM na costa brasileira, na Amazônia Azul, nas águas além da jurisdição nacional e na Antártica, em postagem nas mídias sociais; elabora e distribui banners, folders e publicações sobre o mar; supervisiona a realização e exibição de filmes institucionais sobre eventos da CIRM e entrevistas a distintos meios de comunicação; e realiza palestras em colégios, universidades e seminários científicos, a fim de ampliar a compreensão e convicção da sociedade brasileira sobre a importância do mar para o País, assim como os hábitos e atitudes no sentido de utilizar as potencialidades do mar.

A interação entre o PROMAR e as demais ações do PSRM são oportunidades de ampliar a divulgação dos temas como o uso sustentável dos recursos marinhos e seus benefícios para a sociedade e o meio ambiente, assim como mostrar a importância das demais vertentes da Amazônia Azul: a econômica, a científica e a soberania.

OBJETIVO

Ampliar o desenvolvimento de uma mentalidade marítima e Cultura Oceânica na população brasileira.

METAS

a) Propor a inclusão de temas ligados ao mar nas grades curriculares de ensino;

b) Incrementar a realização de exposições itinerantes, entrevistas, filmes e palestras sobre assuntos do mar;

c) Ampliar a distribuição de material de divulgação das atividades da CIRM;

d) Aumentar para 2,5 milhões o número estimado de pessoas alcançadas anualmente por ações relacionadas ao desenvolvimento de mentalidade marítima; e

e) Capacitar multiplicadores em temas da Cultura Oceânica e divulgar as melhores práticas disponíveis relativas às atividades do mar.

AFERIÇÃO UNIDADE DE MEDIDA REFERÊNCIA
DATA ÍNDICE

Número de pessoas alcançadas anualmente por ações relacionadas ao desenvolvimento da mentalidade marítima.

Fonte: MB

UN 2019 1.500.000

Número de livros didáticos das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio que incorporaram o conceito de Amazônia Azul.

Fonte: MEC

UN 2019 0

Número de mapas, livros e demais documentos oficiais publicados pelo IBGE que incorporaram o conceito de Amazônia Azul.

Fonte: IBGE

UN 2019 0

Número de pessoas alcançadas pelos projetos de capacitação em temas da Cultura Oceânica.

UN 2019 0

Quantidade de projetos de divulgação das melhores práticas das atividades relacionadas ao mar.

UN 2019 0

PRODUTOS

a) Mentalidade marítima fortalecida e ampliada junto à populaçãobrasileira;

b) Livros e mapas com inclusão do conceito Amazônia Azul; e

c) Multiplicadores capacitados e projetos sobre melhores práticasimplementados.

COORDENAÇÃO E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA

À MB, por intermédio da SECIRM, cabe coordenar o PROMAR e subsidiar a ação orçamentária do PLOA ligada a esta atividade. Os recursos necessários para executar a açãopoderão ser complementados pelas demais instituições envolvidas, por emendas parlamentares, suplementados com a colaboração de agências de fomento à pesquisa e parcerias nacionais e internacionais.

foto de esposição do PROPMAR