Transtorno Bipolar 💚🟨🔴

📅 Publicado em 24 de março de 2023



Transtorno Bipolar
Episódios significativos de alternância entre depressão e elevação do humor (mania ou hipomania) com períodos de humor normal (eutimia). Afeta cerca de 4% da população mundial. O início se dá na adolescência ou na vida adulta (em média aos 25 anos). Tem igual incidência entre homens e mulheres. Os episódios maníacos são mais comuns em homens, enquanto os episódios depressivos são mais comuns em mulheres. A síndrome maniforme (quando o indivíduo tem muita energia, agitação, irritação, insônia, comportamentos impulsivos, pensamentos e fala acelerados) é um componente fundamental para o diagnóstico.

O que causa o transtorno?
Muitos fatores envolvendo condições genéticas e ambientais podem causar o transtorno. É importante lembrar que nem toda mudança de humor significa um transtorno bipolar. É fundamental buscar ajuda especializada.

Episódio Maníaco

Estado de humor elevado, expansivo ou irritável que dura ao menos uma semana. Gastos excessivos levando a dívidas, aumento de energia, hipersexualidade, fala muito e de forma rápida, diminuição importante da necessidade do sono, preocupações frequentes com ideias religiosas, políticas, financeiras, sexuais ou persecutórias (sensações de perseguição) que podem evoluir para delírios.

Episódio Hipomaníaco

Com duração de pelo menos quatro dias, é semelhante ao episódio maníaco, exceto por não ser grave o suficiente para causar comprometimento no funcionamento social ou ocupacional e por aspectos psicóticos não estarem presentes.

Episódio Depressivo

Similar à depressão convencional, é caracterizado por tristeza, falta de energia e motivação, além de perda de interesse em atividades cotidianas. Os episódios de alteração de humor podem durar alguns dias ou meses e levar a pensamentos suicidas.

Onde conseguir ajuda?
Policlínica Naval de Niterói; e UISM.
Para outras regiões, fora do Rio de Janeiro, verifique em uma unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Cartilha de Saúde Mental do Saúde Naval

Compartilhe