Pular para o conteúdo principal

Quiz: Diabetes Gestacional 🤰🏻🍩

  • Publicado em 20/06/2023 - 09:32
  • Atualizado em 14/07/2023 - 11:34
Compartilhe:
1.
+

Mulheres diabéticas que engravidam não são consideradas portadoras de diabetes gestacional, que aparece somente após iniciada a gravidez.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

A diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher e nem sempre os sintomas são fáceis de identificar. Por isso, é importante que todas as gestantes pesquisem a glicemia de jejum no início da gestação e a partir do 6º mês para ver como está a glicose em jejum e após o estímulo da ingestão de glicose (conhecido como teste oral de tolerância à glicose).

2.
+

Para o desenvolvimento do bebê, a mulher passa por mudanças em seu equilíbrio hormonal. A placenta é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose no corpo. O pâncreas, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar esse quadro. Em algumas mulheres, esse processo não ocorre, o que gera a diabetes gestacional.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

Normalmente o problema acaba logo após o parto, mas é importante que mulheres que tiveram altas taxas de glicemia na gravidez façam um novo teste de glicose após 6 semanas do parto.

3.
+

Ganho de peso excessivo durante a gestação e síndrome dos ovários policísticos são fatores de risco para a diabetes gestacional.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

Há também outros fatores de risco:

  • História anterior de bebês grandes (mais de 4 kg) ou de diabetes gestacional;
  • Histórico familiar de diabetes em pais e irmãos;
  • História de diabetes gestacional na mãe da gestante;
  • Hipertensão arterial na gestação;
  • Gestação múltipla (gravidez de gêmeos).
4.
+

Mulheres que tiveram diabetes gestacional não têm risco de ter depois da gestação.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO FALSA

Mulheres que tiveram diagnóstico de diabetes na gestação têm maior risco de ter Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) e os seus filhos, maior chance de desenvolverem obesidade ao longo da vida.

5.
+

A base do tratamento da diabetes gestacional é uma alimentação saudável, atividade física e controle das glicemias capilares.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

As refeições, por exemplo, devem ser distribuídas ao longo do dia. Frutas, verduras, legumes e alimentos integrais são recomendados. Se não houver contraindicação, exercícios físicos moderados também devem fazer parte da rotina. Se, apesar de todos esses cuidados os níveis de glicose continuarem altos, o médico pode indicar insulina para manter a glicose no nível desejado.

6.
+

Se não for tratada, a diabetes gestacional pode acarretar problemas à gestação e ao bebê.



ESSA É UMA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA

A diabetes gestacional mal controlada prejudica a mãe com a possibilidade de ter infecção urinária; pressão alta; parto prematuro; maior risco de hemorragia pós-parto e de diabetes no futuro.

Para o bebê também podem ocorrer complicações como peso maior que 4 Kg (com dificuldades no parto e fraturas); problemas na respiração; hipoglicemia (baixa de glicose); icterícia (pele amarela) e até morte.

Hora de conferir Refazer o quiz
Fontes:
  • Sociedade Brasileira de Diabetes
Contribuição técnica:
1T (Md) Táyra
HNBra

Compartilhe