Quiz - Câncer de mama

Queremos saber o que você sabe sobre câncer de mama.

1

Câncer de mama só acontece em mulheres.



Falso

O câncer de mama é muito comum nas mulheres, de diferentes faixas etárias, mas, também há casos raros de câncer de mama em homens.



2

Lesões na mama são consideradas câncer de mama.



Falso

Ao contrário do que muitos pensam, nem toda lesão e/ou nódulo na mama é considerado um tipo de câncer. Há várias lesões consideradas benignas (aquelas que não se transformam em câncer) e há as lesões malignas (que podem ser algum tipo de câncer).



3

Cistos e nódulos, quando mamários, são malignos.



Falso

Cistos e nódulos mamários são as lesões benignas mais comuns na mama.



4

Cistos mamários podem ser identificados em exame físico das mamas ou em ultrassonografia.



Verdadeiro

Cistos mamários são pequenas lesões mamárias com conteúdo totalmente líquido em sua maior parte. Podem ser identificados tanto no exame físico das mamas quanto no exame de ultrassonografia das mamas. Normalmente, não apresentam sintomas e podem ser facilmente acompanhados através da ultrassonografia das mamas, sem precisar de nenhuma intervenção, na maioria dos casos.



5

Nódulos mamários são lesões malignas com formato irregular.



Falso

Nódulos mamários podem ser lesões benignas ou malignas. O que os diferenciam são suas características. Os benignos são lesões com formato mais regular e móveis, sendo o Fibroadenoma mamário o mais comum entre os nódulos benignos, que pode ser identificado através do exame físico ou pelo exame de ultrassonografia de mamas, a depender do tamanho e do tipo de mama da paciente.



6

Fibroadenoma são nódulos que podem aparecer após a primeira menstruação da mulher.



Verdadeiro

Normalmente, o Fibroadenoma aparece em mulheres jovens, na idade da menarca (primeira menstruação) até cerca dos 30 anos. Após esta idade, na sua grande maioria, se calcificam, sendo comumente encontrados na mamografia. Apresentam-se com limites bem definidos, móveis, arredondados, com crescimento lento e com tamanho até cerca de 4 centímetros. Não necessariamente precisam ser retirados através de cirurgia, podendo ser acompanhados por ultrassonografia de rotina e, em alguns casos, é indicado um procedimento chamado punção de mamas.



7

Ultrassonografia das mamas pode ser realizada em qualquer idade.



Verdadeiro

Ao contrário da mamografia, a ultrassonografia de mamas não tem uma idade mínima ou máxima para ser realizada. Portanto pode ser realizada em qualquer idade.





Contribuição técnica:
Primeiro-Tenente (Md) Isis
Médica Ginecologista do Hospital Naval de Brasília

Compartilhe