Lavo minhas mãos

Enviado em: 04/05/2020

image

Cozinhar, se alimentar, escovar os dentes, pentear os cabelos, abrir e fechar portas, chamar o elevador, dirigir, trabalhar, digitar no computador, acessar um aplicativo pelo celular, pagar contas, fotografar, cuidar de alguém, fazer carinho em quem se ama... já reparou na quantidade de ações que realizamos ao longo do dia com as mãos?

Não é à toa que uma das primeiras coisas que nos ensinam quando somos crianças é a lavar as mãos. Inicialmente, nossos pais nos ajudam e, aos poucos, vamos aprendendo a limpá-las sozinhos. No entanto, com o passar dos anos, com a correria do cotidiano, esse hábito tão importante começa a cair no esquecimento de algumas pessoas.

5 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Existe uma data só para isto? Sim! E não foi criada por conta do período de COVID-19. Desde 2008, esta campanha existe para reforçar a importância de um gesto tão simples, mas que ajuda a evitar o surgimento ou a propagação de inúmeros problemas como gripes, resfriados, diarreias, doenças de pele e infecções no estômago que podem, inclusive, levar à morte nos casos mais graves.

O ideal é lavar bem as mãos com água e sabão, ou na impossibilidade de fazer isto, limpá-las com álcool em gel. Antes das refeições, após o uso do banheiro, ao sair de transporte público, antes de manipular alimentos e produtos de higiene pessoal, ao chegar em casa e sempre que se lembrar ou achar que precisa, limpe suas mãos e ensine este cuidado à sua família.

Diante da atual situação, lave as suas mãos e ajude a proteger quem está ao seu redor.



Comitê de Comunicação
do Saúde Naval




Veja também: