Como você pode cultivar uma mente saudável?

Enviado em: 08/10/2019

image

Hoje é dia de se despir do preconceito e aprender a cuidar de sua saúde mental. Ela merece atenção da mesma forma que a saúde física. Ou até mais. Veja por que a saúde da mente pode até ser considerada mais importante para a nossa saúde.

Pense nisso:

Considere alguém que está em estado terminal e sabe que morrerá em breve. Se sua mente está bem, mesmo triste, se organiza, faz as pazes com a vida e com todos, se despede. Saboreia seus últimos momentos e deixa o melhor de si na lembrança de seus amigos e familiares.

Agora, considere alguém saudável fisicamente, com família estruturada, amigos, boa reputação e situação financeira estável. Aos poucos e sem razão aparente, esta pessoa entra em depressão. Imersa em melancolia, ela agora teme perder seu dinheiro, não enxerga todo o amor a sua volta, sua boa fortuna na vida. Eventualmente, nem consegue se levantar da cama, fazer seus cuidados pessoais adequadamente. Se não buscar ajuda, pode perder o emprego, adoecer fisicamente e até pensar em morrer.

Agora, é fácil perceber a importância do cuidado com a saúde mental. Mas, ainda há quem pense que a saúde da mente é algo simples e espontâneo.

Saiba:

A saúde da mente pode ser CULTIVADA! Chegar a uma idade avançada com a mente saudável é possível. E você pode começar hoje a cultivar uma MENTE SAUDÁVEL.

Então, vamos aos CUIDADOS que contribuem para a SAÚDE MENTAL e a viver bem e por mais tempo:

  • BEBA ÁGUA – em torno de 2 litros por dia (e um pouco mais nos dias quentes). Isso evita o acúmulo de toxinas, o comer demasiado e nos mantém mais tranquilos;
  • CAMINHE – melhora seu humor, sua memória, a circulação sanguínea e evita sobrepeso;
  • COMA COMIDA DE VERDADE – priorize vegetais e frutas frescas, carnes magras, grãos e castanhas, ao menos nos dias de semana;
  • CONVIVA MAIS – reserve tempo e aproveite o tempo com pessoas que goste;
  • APRENDA COISAS NOVAS – seja o que for, isso irá lhe proporcionar o desenvolvimento de novos circuitos no cérebro e prevenir seu envelhecimento. Não se prive de conhecer pessoas novas e coisas novas todos os dias;
  • DURMA BEM – seu cérebro precisa desse “reboot” (reinicialização) para se reorganizar ou fica desgastado e você “rende” mal;
  • MANTENHA ATITUDES POSITIVAS;
  • DANCE – a dança é um exercício completo, que estimula o cérebro e o coração, socializa e diminui o estresse;
  • MINDFULNESS (estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar) - saiba ficar quieto e contemple a vida por um momento, todos os dias.


CC (Md) Cristiana Bardy
Psiquiatra – UISM



Saiba mais em: