Orientações para Pesquisa de Corpo Inteiro com MIBG Marcado com Iodo - 131

BLOQUEIO DA TIREÓIDE:

  • Tomar as medicações para o bloqueio da tireóide, conforme orientações fornecidas, no momento do agendamento do exame, pelo Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Naval Marcílio Dias; e
  • Manter uma boa hidratação, bebendo de 6 a 8 copos de água por dia, nos cinco dias que antecedem o exame e nos 2 dias subsequentes a sua conclusão.

1 SEMANA ANTES DO EXAME:

  • Evitar a ingestão de alimentos que contenham baunilha e compostos catecolamina (como o chocolate e queijos com manchas azuladas).

MEDICAMENTOS EM USO:

  • Vários medicamentos interferem no resultado do exame. Informe todos os medicamentos em uso para que possa ser analisada a necessidade de suspensão.

APÓS O EXAME:

  • Após o exame, o paciente poderá assumir suas tarefas diárias, sem restrições. Se estiver amamentando, é recomendável suspender as mamadas por 48h.

ATENÇÃO: O preparo adequado é importante para evitar lesões na tireóide.

Em caso de dúvida, contatar o Serviço de Medicina Nuclear, pelo telefone 2599-5599 ramais 5513 ou 5417, de segunda a quinta-feira de 7 às 15h e às sextas-feiras de 7 às 12h. Fora do horário de expediente, ligar para o Serviço de Atendimento de Emergência do HNMD (Tel.: 2269-2296) para que o Sobreaviso do Serviço seja contactado.


Mantenha-se saudável! Visite www.saudenaval.mar.mil.br e saiba mais sobre como estar em dia
com a sua saúde. Também confira todos os serviços do Saúde Naval a um clique.