10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

saúde mental

A data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) com a finalidade de chamar a atenção para a saúde mental, de identificá-la como uma questão comum aos indivíduos e da importância de se promover um estado de bem-estar emocional e psicológico a todos.

A modernização da sociedade e a evolução tecnológica permitiram uma maior possibilidade diagnóstica de diversas patologias. No entanto, muitos destes transtornos modernos são reflexos de uma aceleração da vida cotidiana e do consequente surgimento de sintomas, como a ansiedade, a dependência química e a depressão.

A busca por uma saúde mental adequada é possível. Adotar hábitos de vida saudáveis, entre eles uma melhor qualidade de vida pessoal e social, é um começo simples e barato. Nosso local de trabalho, por exemplo, é onde passamos a maior parte do dia, sendo de grande importância o desenvolvimento de uma cultura de ambiente saudável.

    Algumas atitudes podem fazer toda a diferença:
  • Planeje o seu dia;
  • Faça pequenas pausas de 3 minutos para respirar e relaxar no trabalho;
  • Observe e questione seu grau de intolerância frente a situações difíceis;
  • Identifique os gatilhos na sua rotina que podem estar disparando reações de estresse; e
  • Concilie vida profissional com vida pessoal, ambas devendo caminhar sempre juntas.

Certas vezes poderá haver a necessidade do apoio de um especialista. Não hesite em procurar ajuda, pois isto também é qualidade de vida.

Nesta data, temos uma oportunidade de refletir sobre nós mesmos e nos entender melhor. Desta forma, devemos aprender a lidar com nossos limites, a conhecer nossa capacidade de adaptação e a pensar não apenas em saúde ou doença, mas sim em como funcionar bem diante dos desafios da vida e em como buscar nosso bem-estar. Não se preocupe apenas com diagnósticos e exames avançados, foque também numa qualidade de vida saudável.

Prevenir que o estresse e os maus hábitos se instalem na sua vida é sempre o melhor remédio. Cuide-se bem e promova sua Saúde Mental!

Alessandra Ronis Queiroz
Capitão de Corveta (S)
Encarregada da divisão de Saúde Mental
Hospital Central da Marinha