Consumo excessivo de álcool na pandemia

Enviado em: 28/06/2021

image

Em 26 de junho é celebrado o Dia Internacional de Combate às drogas. Aproveitamos essa data para chamar a atenção para o consumo de álcool durante a pandemia de COVID-19, momento em que tem sido evidenciada a intensificação do uso dessa droga lícita.

A atual situação de pandemia tem gerado para muitas pessoas sentimentos e emoções negativas como medo, tristeza, raiva, solidão, além de ansiedade e estresse. O excesso de informações, as incertezas, a mudança de rotina e o distanciamento social têm provocado grande desconforto.

Neste cenário, o aumento do consumo de álcool aponta justamente para uma tentativa de aliviar o estresse e o sofrimento do cotidiano. A intoxicação pelo álcool surge, então, como uma possibilidade de fuga (mesmo que temporária) dessa realidade.

Portanto, nesse momento, é fundamental que cada um esteja atento ao seu padrão de consumo de álcool. Caso você identifique que o seu uso de álcool tem se mostrado abusivo, provocando prejuízos no seu relacionamento familiar, no trabalho, prejuízos financeiros ou mesmo em sua saúde geral, sugerimos que procure atendimento especializado. Não espere a situação se agravar.

O Espaço Consciência e Cuidado (ECC), localizado no 3° andar do Hospital Central da Marinha oferece tratamento especializado e orientação para militares da ativa, veteranos e dependentes maiores de 18 anos que apresentem uso abusivo ou prejudicial de álcool e outras drogas. Nesse Espaço você será prontamente acolhido, com todo o sigilo, em um ambiente de confiança, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação do COVID-19.

Para maiores informações, ligue para (21) 2126-5364 ou envie um e-mail para priscilla@marinha.mil.br

Priscilla Corrêa de Oliveira
Capitão de Corveta (S)
Encarregada do Espaço Consciência e Cuidado
Hospital Central da Marinha




Veja também: