Os benefícios da corrida para a saúde

Enviado em: 23/06/2021

image

A corrida é um esporte que melhora a nossa saúde física e mental. Ela é capaz de aliviar o estresse e reduzir os sintomas de depressão e ansiedade. Quando realizamos esse esforço, nosso corpo naturalmente libera hormônios que melhoram o humor. Ao introduzir essa prática em nossa rotina, a sensação de bem-estar pode ser prolongada, melhorando a percepção de qualidade de vida.

Quanto à parte física, o ato de correr aumenta nosso gasto calórico, dessa forma se torna importante no processo de emagrecimento. Além disso, melhora a condição muscular das pernas e fortalece nossos ossos. Talvez um dos mais importantes benefícios seja a melhora no condicionamento físico, que reduz a incidência de doenças do coração e ajuda a atenuar os sintomas daqueles que já têm. Nesse caso, a recomendação é realizar um acompanhamento médico e com profissional de educação física.
As possibilidades de vencer desafios são ilimitadas: correr o primeiro quilômetro ou então melhorar seu tempo na maratona, há espaço para todos poderem se beneficiar. Agora que você finalmente decidiu introduzir a corrida na sua rotina, vamos fornecer algumas orientações de como começar essa jornada, de uma forma segura.



Será que todos podem praticar corrida?

Devido à nossa anatomia é possível dizer que o corpo humano foi feito para correr, ou seja, somos corredores naturais, porém de uma forma geral nós não “estamos” corredores naturais. Através dos avanços da tecnologia e das necessidades da vida moderna, cada vez menos o ser humano foi deixando de ter a necessidade de correr. Hoje em dia, a maioria dos deslocamentos são feitos em automóveis e para conseguir alimentos podemos pedir por aplicativos, assim as únicas pessoas que têm a necessidade de correr são os atletas que vivem do esporte (uma parcela muito pequena na sociedade). Por conta de todos esses fatos, muitas das vezes o nosso corpo não está preparado para receber os desgastes que a corrida causa.



Eu nunca corri, quero começar a correr para ter uma vida mais saudável, como devo começar?

Todo mundo conhece algum amigo (a) que colocou como meta algo como “a partir de hoje eu vou correr todo dia”, e em pouco tempo o planejamento foi por água abaixo. A recomendação é que você não corra todos os dias, o seu corpo precisa descansar e, como você não está habituado a correr, precisa de mais descanso. Quando não se respeita o tempo de repouso entre os treinos, a chance de você se lesionar é aumentada e, por vezes, terá que parar de correr para se cuidar.
Outra situação é o fator motivacional. Para que você tenha êxito nessa nova atividade você precisa de metas palpáveis. Comece correndo três dias na semana, descansando entre os dias e, de forma progressiva, aumente o número de treinos na semana. Mesmo quando estiver bem condicionado(a) recomendo que continue deixando um ou dois dias na semana para descansar.

Agora vamos falar sobre o treino em si. Caso tenha muita dificuldade em correr, comece intercalando momentos de caminhada lenta com de caminhada rápida. Caso já consiga correr, intercale caminhada com momentos de corrida. Conforme for correndo e melhorar o condicionamento, passe a correr cada vez mais e caminhar cada vez menos, até conseguir correr o tempo todo! Nesse primeiro momento é importante que não se preocupe com a velocidade. Escolha locais planos e que você conheça para sentir mais segurança.



Como devo me vestir? Preciso de algum equipamento especial?

A corrida talvez seja o esporte mais democrático de todos, você só precisa de uma roupa confortável, um par de tênis adequado, o chão e vontade de correr! Lembrando que um tênis adequado é aquele que você sente conforto ao correr com ele, que não cause dores ou bolhas no seu pé. Não é necessário que se tenha o mais caro do mercado ou o que seu amigo disse que é bom, cada corpo tem preferências diferentes.



DICA EXTRA

Consiga um parceiro(a) de treino, alguém próximo a você disposto a embarcar nessa, se possível que esteja com o condicionamento parecido com o seu para que possam evoluir juntos. Ter um parceiro(a) de treino e estabelecer um compromisso com outra pessoa pode ser um grande fator motivacional para que tenha constância no treinamento.

1ºTenente (FN) Gabriel Ângelo
Membro do Programa de Orientação e Apoio ao TFM
Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN)