Quando a “diversão” sai do controle

📅 Publicado em 19 de fevereiro de 2024

Dia de combate às Drogas e Alcoolismo existe. Não por acaso é em 20 de fevereiro e serve de alerta. Algumas pessoas aproveitam o carnaval para descansar, outras, para curtir. No entanto, muitos, durante o período, utilizam substâncias químicas para intensificar as sensações e como “escape” para esquecer os problemas.

Frequentemente, nas festas e blocos a ingestão de álcool é potencializada com as campanhas de bebidas, como cerveja, vodka, gin, cachaça etc. Drogas ilícitas como maconha, cocaína, ecstasy, lança-perfume e LSD, também, acabam sendo muito consumidas. Durante o uso, o corpo produz sentimentos de euforia, desinibição, prazer intenso, distorção da realidade, impulsividade... a pessoa fica mais à vontade e confiante, com alterações significativas no comportamento.

O uso de drogas em eventos sociais acontece e, apesar de muitos acreditarem que seu consumo é recreativo, alguns sinais podem mostrar que não é somente isso.

Mas como saber?

A motivação passa a ser a próxima dose e as ações em função do uso da substância. No entanto, é impossível definir com exatidão quando o consumo passará a causar problemas significativos.

Apesar do prazer momentâneo e do alívio de algum sofrimento, o consumo recorrente de drogas afeta o organismo de diversas formas:

  • dificulta a memória e a capacidade de concentração;
  • pode ocasionar problemas cardiovasculares e pulmonares;
  • agravar ou desencadear surtos psicóticos e transtornos mentais.

Ao encontrar um caminho mais curto para as sensações de prazer, os meios “tradicionais” deixam de fazer o sentido. Assim, há prejuízo nos estudos, no trabalho e nos relacionamentos pessoais.

Busque ajuda

Se você está com algum problema relacionado a álcool, cigarro e outras drogas ou conhece alguém nessa situação, procure ajuda.

Tratamento pela Marinha do Brasil

  • para militares da ativa, dependentes e pensionistas maiores de 18 anos;
  • local: Espaço Consciência e Cuidado (ECC), no Hospital Central da Marinha (HCM);
  • acompanhamento especializado multiprofissional;
  • funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.
Apoio técnico:
1T (RM2-T) Bravo
Psicólogo do Espaço Consciência & Cuidado (ECC)
Hospital Central da Marinha (HCM)

Compartilhe