Veteranos do Projeto Idade Madura soltam a voz durante a atividade.

Data da Notícia: 
03/01/2019

Participantes do PIM durante atividade de musicoterapia.

O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) promoveu, no último dia 31 de outubro, uma intensa agenda musical dentro do Projeto Idade Madura. Veteranos e idosos puderam desfrutar das músicas cantadas em coro, embalados por acordes de violão. Nesse dia, aconteceu a “Vivência Cantando Memórias”, primeira atividade de musicoterapia para os veteranos e idosos atendidos pelo Projeto Idade Madura.

Os exercícios propostos pela musicoterapeuta do SASM trabalharam memória, escuta, percepção e cognição – além de ajudar a lidar com a ansiedade e melhorar a interação interpessoal – por meio de canções como os clássicos “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha, “Tocando em Frente”, de Almir Sater, e “Garota de Ipanema”, de Vinicius de Moraes. Assim, depois de um aquecimento para soltar os músculos faciais, veteranos e idosos soltaram a voz em uma tarde de muita alegria e emoção.

Elenice e Paulo Roberto de Melo, participantes PIM casados há 50 anos, aproveitaram o momento para se aproximarem ainda mais um do outro. “A tarde de hoje foi um aprendizado maravilhoso! Fico honrado e feliz de estar aqui. A gente fica até mais novo! Valeu muito a pena por todo o carinho atenção que a gente recebe da tripulação, é um ambiente muito acolhedor, saímos daqui enaltecidos. Parece um presente de Natal antecipado”, comentou Paulo Roberto. Já Rosa, destacou a oportunidade de cantar junto ao marido: “Passamos uma tarde encantadora. A música engrandece a gente. Foi muito bom poder cantar junto a ele, olhando para ele, foi maravilhoso”, disse ela.

Veteranos do Projeto Idade Madura soltam a voz durante a atividade.

Veteranos do Projeto Idade Madura soltam a voz durante a atividade.