SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA MARINHA REALIZA AÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA A RESERVA E APOSENTADORIA

Data da Notícia: 
19/09/2018

O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM), promoveu em seu auditório, nos dias 14 e 15 de agosto, uma atividade dedicada a orientar os militares e servidores civis que, em até dois anos, passarão para a reserva remunerada/aposentadoria. O encontro acontece todos os anos e é uma ação do “Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e na Família, da Diretoria-Geral de Pessoal da Marinha.
 
No primeiro dia, a Oficina “Plenitude e Realização na Aposentadoria”, conduzida pela psicóloga Lilia Cota, teve como propósito garantir que a ação fosse um momento privilegiado para a reflexão. As atividades realizadas possibilitaram que os 35 participantes atentassem para uma série de mudanças sociais que estão prestes a vivenciar na transição para a reserva/aposentadoria, e puderam, ainda, pensar em meios concretizar projetos e sonhos não realizados.
 
No segundo dia, houve a apresentação de palestras com temas de interesse para o público da ação. O CT (QC-IM) Paulo Vitor, do SASM, proferiu uma palestra sobre Planejamento Financeiro, onde foi possível orientar os participantes sobre as possibilidades de administração e investimento de seus recursos financeiros. Já a CF (T) Eliane Rocha, a CT (T) Martha Moreira e a SC Débora, do Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha, falaram sobre Recadastramento Anual, Pensão Militar e Benefícios Concedidos ao Militar Veterano em Condição de Enfermidade Incapacitante, e puderam sanar uma série de dúvidas a respeito das peculiaridades do SVPM.
 
Para o SO-PL Sobrinho, da DAbM, a atividade foi importante por oferecer a oportunidade de auxílio na transição para a reserva/aposentadoria: “Os assuntos abordados e as oficinas realizadas, me fizeram refletir sobre como, quando e o que farei ao passar para a reserva remunerada. A transferência para a reserva é um processo no qual não conseguimos pensar quando ainda estamos na ativa. Por conta disso, nos deparamos com algumas questões abordadas na Ação somente quando já estamos na Reserva”, constatou o participante.